TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sucesso de 5G depende de política simplificada de localização de micro-células, defendem entidades

Postado em: 31/08/2018, às 19:57 por Redação

A 5G Americas e o Small Cell Forum alertam que os desafios para a localização de células externas devem ser resolvidos com urgência, ou corremos o riso de diminuir drasticamente os benefícios que os governos, órgãos reguladores e cidades esperam colher com a chegada da 5G – benefícios estes que incluem plataformas para cidades inteligentes e a IdC Industrial. As duas associações destacam a necessidade de alterar políticas nacionais, estaduais e municipais para reduzir o tempo e custo necessário para a instalação de células pequenas em grande escala.

Hoje, o Small Cell Forum (SCF) e a 5G Americas anunciaram a divulgação conjunta do relatório Desafios e Recomendações para Localização de Células Pequenas, produzido para informar operadoras e reguladores e ajudar a implementar as células pequenas da maneira mais eficiente possível. O relatório apresenta uma série de orientações claras para ajudar cidades, órgãos regulatórios e outras partes interessadas a adotarem uma abordagem simplificada e unificada, com o objetivo de maximizar os benefícios da densificação para a população.

Inicialmente, as operadoras de redes móveis priorizaram a instalação de células pequenas principalmente para ampliar a cobertura, no entanto, esse foco mudou e hoje, as operadoras estão instalando uma camada de células pequenas com capacidades específicas para oferecer o melhor desempenho e qualidade possível, mesmo em regiões de maior demanda. A densificação é um processo que exige um grande número de células, mesmo para a LTE, e a 5G requer um número de células ainda maior por que exige ainda mais capacidade, usa bandas de espectro mais altas e deve oferecer suporte para novos serviços, como aplicativos de cidades inteligentes.

Para as operadoras, a questão de escala será uma das maiores mudanças durante a migração de 4G para 5G. A 5G requer um número muito maior de células, usando muitos formatos de equipamento e locais de instalação diferentes. Em média, os projetos de densificação devem usar entre 100 e 350 células por km quadrado até 2020, com células montadas em vários tipos de infraestrutura e integradas com o mobiliário urbano e até com veículos.

O relatório apresenta os resultados de uma pesquisa de operadoras realizada pela Rethink Technology Research, mostrando as barreiras que a densificação enfrenta em áreas como localização de células, backhaul e o sistema de licenças para instalação. Como resultado, as operadoras estão, em média, prorrogando o início de seus projetos de densificação por dois anos e dois meses.

A SCF e a 5G Americas criaram o relatório especificamente para simplificar as questões regulatórias e de planejamento ligadas à implementação de Redes Heterogêneas (HetNets) de alta densidade, um tipo de rede que deve ser comum no cenário futuro de mobilidade 5G, onde as células pequenas serão componentes importantes. Profissionais e membros dos dois fóruns cooperaram a nível global para produzir esse documento e ambas as organizações querem eliminar possíveis obstáculos e barreiras que poderiam atrasar o processo de densificação das redes.

O relatório apresenta melhores práticas e orientações estéticas para várias classes de equipamentos de porte pequeno, como o 'mobiliário urbano' que deve contribuir para o desenvolvimento da rede móvel do futuro, para:

• Aumentar a qualidade do serviço e a satisfação do cliente

• Reduzir o custo de capacidade, especialmente com a volta dos planos de dados ilimitados

• Viabilizar serviços novos para clientes e companhias

• Usar o espectro compartilhado com LTE-Licensed Assisted Access (LAA)

• Promover o crescimento da computação distribuída e suportar novos serviços para pessoas físicas e jurídicas, combinando os recursos computacionais e de armazenamento com a conectividade na fronteira da rede

O relatório Desafios e Recomendações para Localização de Células Pequenas está disponível gratuitamente nos sites do Small Cell Forum e da 5G Americas. Este é o primeiro relatório desenvolvido em conjunto pelas duas principais associações setoriais em 2018. Relatórios anteriores desenvolvidos em conjunto pela associação incluem: Desafios para Localização de Células Pequenas, de fevereiro de 2017, uma excelente introdução ao presente relatório, Localização de Células Pequenas: Questões Regulatórias e de Instalação, de dezembro de 2016, e Células Multioperadora e Neutras, Necessidades, arquiteturas, planejamento e regulamentação, de dezembro de 2016.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial