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Estudo mostra que IoT está mais acessível na Espanha

Postado em: 19/11/2019, às 15:36 por Things Matter 2019

A Telefónica divulgou seu segundo estudo sobre a Internet das Coisas (IoT), Things Matter 2019: a experiência do usuário da IoT na Espanha, que abrange tanto o que os usuários realmente pensam sobre a IoT quanto a voz dos responsáveis ??pela transformação digital das indústrias, atividade comercial ou institucional em empresas de diferentes setores.

Como Vicente Muñoz, gerente global da IoT Telefónica, apontou, "a essência da segunda edição deste relatório é fornecer maior entendimento sobre o relacionamento entre usuários e coisas conectadas; continuar contribuindo para o compromisso de todos nós que participamos da revolução da Internet das Coisas, independentemente do papel que desempenhamos nela. Em suma, continuar descobrindo as novas possibilidades que as coisas conectadas nos dão neste mundo, que está passando por uma transformação completa".

Uma das principais conclusões do Things Matter 2019 é que quase metade da população já sabe o que significa a IoT e o desejo de adquirir e usar dispositivos ou soluções de IoT está crescendo, especialmente se atender às expectativas do usuário (preço, compatibilidade entre dispositivos, facilidade uso etc.).

De fato, um em cada dois espanhóis tem algum nível de conhecimento do que significa a Internet das Coisas (IoT) e o número de consumidores que usam dispositivos conectados e seus aplicativos cresceu 66% em relação ao relatório anterior.

Além disso, os espanhóis são cada vez mais leais à IoT, pois 87% dos usuários que tentam adotar uma solução ou dispositivo conectado dizem que não abrirão mão de seus benefícios.

De acordo com esse uso crescente, existem dispositivos e aplicativos que crescem em uso, conhecimento e lealdade do usuário. Isso inclui dispositivos automotivos conectados, relógios inteligentes, plugues inteligentes e eletrodomésticos, aplicativos de controle de acesso e eficiência energética em casa, aplicativos de compartilhamento de carros e estacionamento urbano ou rastreadores.

Em outra nota, o ecossistema de carros conectados progrediu muito desde a publicação do Things Matter anterior, há dois anos, tornando-se um dos grandes motores da IoT.

Dois dos benefícios essenciais percebidos pelos usuários de carros conectados são a capacidade de criar redes Wi-Fi dentro deles e o aumento da segurança ao dirigir, fornecendo ao motorista informações completas e em tempo real sobre o veículo e o ambiente, além de uma contínua análise para evitar situações de risco ou possíveis avarias ou mau funcionamento.

Outro desenvolvimento relevante é a adição dos termos "conforto", "segurança" e "controle" à "conectividade" ao procurar termos associados à IoT. De fato, o conceito de "controle" aparece entre os mais mencionados pelos pesquisados ??quando o consumidor começa a apreciar os benefícios da IoT na economia de energia em casa ou no carro, ou um uso mais eficiente em suas atividades cotidianas.

Por outro lado, o relatório de 2019 observa que o uso industrial da IoT amadureceu, permanecendo a maior força motriz por trás da implementação das soluções de IoT. As indústrias espanholas passaram na fase de teste da IoT e entraram em uma nova fase, na qual exigem cada vez mais progresso e aplicativos, projetos e soluções específicos da IoT. É precisamente essa maturidade da IoT no setor, que leva os usuários finais a adotarem a IoT com velocidade cada vez maior.

Ultimamente, uma das áreas mais dinâmicas para o desenvolvimento de projetos e aplicações de IoT tem sido a das Cidades Inteligentes, com sensores que medem temperatura, qualidade do ar, fluxo de transporte etc., ou com soluções de IoT em relação ao uso das pessoas por serviços públicos.

Por fim, a conscientização em relação à sustentabilidade e segurança aumentou na IoT. No que diz respeito à sustentabilidade, houve uma mudança de uma visão estritamente funcional para um compromisso da indústria e dos usuários de construir um ecossistema tecnológico sustentável e seguro no qual os fatores ambientais sejam levados em consideração.

De fato, quatro em cada cinco usuários de aluguel de carros elétricos dizem que o baixo impacto ambiental é o motivo da sua escolha, e seis em cada dez internautas espanhóis estariam dispostos a pagar um pouco mais a seus fornecedores de eletricidade, gás e água se eles ofereceram dispositivos inteligentes que contribuíram para a sustentabilidade.

Em termos de segurança, quanto mais entendemos as novas tecnologias, mais os usuários entendem como distinguir o que é seguro do que não é, tomar medidas e priorizar os benefícios sobre os riscos. Assim, mais de 50% dos pesquisados ??mostram uma atitude confiante em relação à segurança dos dados.

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