Claro demonstra Gigabit LTE operando na rede em São Paulo

0

A Claro, em conjunto com a Ericsson e a Qualcomm Technologies, está demonstrando com pioneirismo o Gigabit LTE, uma evolução da rede LTE. Pela primeira vez no Brasil, velocidades desta ordem são atingidas numa rede móvel, utilizando a tecnologia LAA, que oferece maior velocidade de download de dados aos clientes com smartphones compatíveis.

A tecnologia combina o uso de espectro não-licenciado na faixa de 5GHz, atualmente utilizado por redes Wi-Fi, junto com espectro licenciado para 4G, nas frequências obtidas em leilão pela Claro, através do recurso carrier aggregation (agregação de portadoras de frequência) para aumentar a capacidade da rede e velocidade de downloads. Além disso, as funcionalidades de MIMO 4×4 e 256QAM, disponíveis na rede 4.5G, também são necessárias para atingir estas velocidades.

"Esta demonstração permite antecipar o futuro da conectividade móvel e a evolução que teremos nos próximos anos. Além de todos os novos recursos da rede 4.5G em implantação pela Claro no Brasil, estamos somando os recursos de espectro licenciado pela Claro e também ativando LTE em espectro não licenciado, em frequência utilizada para redes Wi-Fi. Como demonstrado, a tecnologia permite atingir, com a rede móvel de última geração que temos, velocidades próximas a 1 Gbps em um terminal móvel. Isso garantirá acesso quase imediato a recursos e aplicações na nuvem, aplicações avançadas de realidade virtual e realidade aumentada e até mesmo trocas instantâneas de arquivos de dados, fotos e vídeos, cada vez com maior definição" disse Paulo César Teixeira, CEO da Claro.

Para a demonstração, foram utilizados rádios com a tecnologia Licensed Assisted Access (LAA) disponibilizada pelo portfólio de small cells da Ericsson Radio System (Radio 2205), e um terminal de testes móvel da Qualcomm Technologies, equipado com a plataforma Snapdragon™ 835 com o modem X16 LTE e conectada ao núcleo da rede de dados de alta capacidade da Ericsson, Evolved Packe Core. Toda esta tecnologia combinada com as demais funcionalidades já lançadas no 4.5G pela Claro (MIMO 4×4, 256 QAM e Carrier Aggregation), é conhecida como Gigabit LTE.

Para atingir velocidades próximas a 1Gbps no teste, foram realizadas transmissões de arquivos entre um servidor hospedado na rede da Claro e um terminal protótipo, compatível com a configuração. É uma das primeiras demonstrações da tecnologia no mundo, destacando a capacidade de inovação da Claro e a vanguarda tecnológica da sua rede no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.