Marco civil vai precisar de negociação forte para se aprovado, prevê presidente da Câmara

0

Embora o relator do marco civil da internet (PL 2.126/11) deputado Alessandro Molon (PT-RJ) esteja confiante na votação do projeto a partir da abertura do ano legislativo, nesta segunda-feira, 3, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) afirmou que o projeto precisará de uma negociação mais forte para ser aprovado. Alves disse que, assim como o projeto trata do novo Código de Mineração, o marco civil é "assunto complexo e polêmico" e, por isso, exigem "negociação mais cuidadosa".

De acordo com o deputado, o desafio será conseguir aprovar os temas ainda sem acordo e tocar a pauta de 2014, ano de Copa do Mundo e de eleições gerais no país. "A Câmara inicia o ano com a dupla missão de complementar parte do trabalho realizado ano passado e apreciar matérias que aguardam a sua vez", destacou Alves.

Molon está confiante na votação do projeto no ano legislativo. Ele espera, porém, que os possíveis reflexos das mudanças sobre a base aliada no Congresso não tenham repercussão na discussão do marco civil. "Esse é um projeto que beneficia mais de 100 milhões de internautas brasileiros", afirma Molon. "Não é justo deixar a população brasileira sem esta lei por conta de troca de ministérios. Espero que não interfira e acredito que não vá interferir."

Neutralidade da rede

Encaminhado ao Congresso pelo Executivo em 2011, o projeto não tem consenso, principalmente quanto à proibição de as empresas de internet venderem pacotes com diferenças de conteúdo de acordo com o preço pago pelo consumidor, a chamada neutralidade da rede. Também não há acordo quanto à obrigatoriedade de as empresas estrangeiras do setor armazenarem no país os dados dos usuários brasileiros.

Molon defende que, independentemente de consenso, a proposta seja colocada em votação. "Não faz sentido que a Câmara deixe de votar por conta da divergência de um ou outro líder partidário. Mais de 15 bancadas foram contatadas e se manifestaram a favor do projeto.

Segundo o deputado, o novo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, é um entusiasta da neutralidade. "De forma que o cenário é muito positivo para este começo de ano, não só no Palácio do Planalto, mas na Câmara também, com uma séria de líderes que assumem lideranças de partidos e que também se entusiasmam com o projeto, até mesmo líderes da oposição."

O marco civil está na pauta de votações prevista para esta semana no plenário. Com prazo de urgência vencido, a proposta é uma das cinco que trancam a pauta da Câmara. Com informações da Agência Brasil e Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.