CPqD fecha acordo com SENAI da Bahia para fomentar mercado de internet das coisas

0

O CPqD acaba de firmar um acordo de cooperação tecnológica com a unidade SENAI da Bahia, por intermédio do seu Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec). O acordo tem como foco o mercado de Internet das Coisas (IoT) e a plataforma aberta dojot. O principal objetivo da parceria, anunciada durante o dojot IoT Day – que aconteceu nesta quarta-feira, 3 -,  é a evolução dos recursos e funcionalidades da dojot e, ainda, a disseminação do seu uso dentro do ecossistema de IoT.

"O SENAI Cimatec possui uma experiência forte em infraestrutura física para Internet das Coisas, voltada principalmente para as áreas de manufatura avançada e cidades inteligentes", afirma o professor Manoel Mendonça, que lidera o grupo de trabalho da entidade que está começando a utilizar a dojot.

"Com essa plataforma aberta, a intenção é representar virtualmente as redes de sensores e outros elementos da infraestrutura física que já temos disponíveis para IoT, de modo a facilitar a criação de novos elementos", acrescenta.

Segundo o professor, a plataforma dojot atende dois requisitos importantes no universo das aplicações inteligentes, baseadas no conceito de IoT. A garantia de interoperabilidade, uma vez que as soluções em geral envolvem soluções diferentes de fornecedores distintos e a segurança das redes IoT contra invasores, quesito em que o SENAI Cimatec pode dar sua colaboração para a evolução da dojot.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.