Para ganhar popularidade, blockchain precisa vencer cinco grandes obstáculos, diz Deloitte

0

Blockchain é talvez um dos maiores chavões em finanças e tecnologia, atualmente. Seus defensores afirmam que a tecnologia revolucionará os serviços financeiros, apontando para sua capacidade de funcionar sem uma autoridade central e também para armazenar dados de maneira inviolável. E não só isso. eles também acreditam que a plataforma será benéfica a uma variedade de setores, além do financeiro e da tecnologia, particularmente aqueles cercados por uma enorme trilha de registros em papel e tecnologia legada desatualizada – seja saúde, propriedade ou lei.

No entanto, velocidades lentas de transação e falta de padronização, por exemplo, ameaçam impedir o crescimento do blockchain. De acordo com a Deloitte, há cinco obstáculos principais que a tecnologia precisa superar para ter uma adoção generalizada.

1. Desempenho

O blockchain é semelhante a um livro contábil, apenas registra transações em uma vasta rede e é descentralizado, o que significa que não requer qualquer autoridade central para supervisioná-lo. Defensores da tecnologia dizem que é uma grande vantagem quando se trata de acompanhar transações financeiras e outros dados.

Mas há um problema, diz Deloitte. "Blockchain pode ser lento", disseram pesquisadores da consultoria em um relatório publicado nesta segunda-feira, 01/10. "Ao contrário de alguns sistemas legados de processamento de transações capazes de processar dezenas de milhares de transações por segundo, o blockchain do bitcoin só pode lidar com três a sete transações por segundo; o número correspondente ao blockchain Ethereum é de apenas 15 transações por segundo."

O relatório acrescenta que "devido ao seu desempenho relativamente fraco, muitos observadores não consideram a tecnologia viável para aplicações de larga escala".

Por ser público, o blockchain do bitcoin permite que qualquer número de pessoas possa participar da rede, como é público. Os chamados mineradores na rede resolvem problemas matemáticos complexos para validar transações.

É necessário haver um consenso na rede sobre a validade da transação para que ela seja reconhecida. Embora esse sistema reduza o risco de atividades mal-intencionadas realizadas na rede, ele também pode aumentar o tempo de processamento e reconhecimento das transações.

No entanto, a Deloitte disse que o trabalho está sendo feito para criar um modelo mais eficiente e capaz de aumentar a velocidade das transações. Empresas do setor como a Hyperledger, Stellar e Ripple estão usando novos mecanismos de consenso para acelerar esse processo.

Esses novos modelos são chamados de sistemas de "prova de participação", em que um minerador de criptomoeda é obrigado a ter uma determinada participação no ativo digital para participar da rede.

2. Interoperabilidade

Com um número crescente de participantes em uma indústria em constante expansão, como o blockchain, alguns temem que, com tantas redes diferentes, não exista um padrão para permitir que eles interajam entre si.

Essa padronização é o que a indústria chama de interoperabilidade. De acordo com a Deloitte, a falta de padrão "concede liberdade aos codificadores de blockchain e aos desenvolvedores – e pode causar dores de cabeça aos departamentos de TI ao descobrirem que as plataformas não podem se comunicar sem a ajuda da tradução".

O relatório disse que, no site de codificação GitHub, havia mais de 6.500 projetos ativos de blockchain usando uma variedade de plataformas com diferentes linguagens de codificação, protocolos, mecanismos de consenso e medidas de privacidade.

"A padronização pode ajudar as empresas a colaborar no desenvolvimento de aplicativos, validar provas de conceito e compartilhar soluções blockchain, além de facilitar a integração com os sistemas existentes", disse o estudo da Deloitte.

"A ajuda está a caminho, à medida que um número crescente de participantes do setor trabalha para permitir transações, interconexão e padronização entre blocos de blocos."

Organizações que incluem centenas de membros focados em criar uma versão padrão de blockchain e incentivar a colaboração estão levantando esperanças de que a indústria supere a interoperabilidade problema de integridade. O Interledger, por exemplo, é um protocolo de computador projetado para permitir pagamentos entre diferentes redes de contabilidade distribuídas. "Os esforços que estamos vendo representam um vetor de progresso para a tecnologia blockchain", disse o relatório da Deloitte.

3. Redução de custo e complexidade

Redução da complexidade, custo com o financiamento de risco em grande quantidade, vários aplicativos de blockchain foram desenvolvidos e muitos outros estão sendo desenvolvidos. Aqui, um programador de computador instala um equipamento de mineração para mineração de bitcoin.

Com o financiamento de risco em grande quantidade, vários aplicativos blockchain foram desenvolvidos e muitos outros estão sendo desenvolvidos. Aqui, um programador de computador instala um equipamento de mineração para mineração de bitcoin. Uma das críticas frequentemente notadas à rede blockchain do bitcoin é o fato de que ela depende de um poder de computação intensivo – e, portanto, de muita eletricidade – para funcionar. Os mineradores usam grandes plataformas de computadores com vários servidores para manter a rede em alta, e esse processo certamente não sai barato.

Um estudo divulgado pela Elite Fixtures no início deste ano disse que custou mais de US$ 26 mil para minerar apenas um bitcoin na Coréia do Sul, que é um dos maiores mercados mundiais para o comércio de criptomoedas.

Embora os mineradores de bitcoin recebam uma quantia da criptmoeda por seus trabalhos, o preço de validar transações em primeiro lugar poderia ser um problema para a penetração generalizada dessa tecnologia na atividade comercial. Além das questões de custo envolvidas na criação e manutenção de uma rede blockchain, o relatório da Deloitte diz que a complexidade é outro motivo de preocupação. Mas várias empresas, incluindo Amazon, IBM e Microsoft, estão trabalhando em maneiras de melhorar o custo e a complexidade envolvidos na criação de redes blockchain usando a tecnologia de nuvem. Seu trabalho no campo é focado na criação do que é conhecido como blockchain-as-a-service, onde "templates" efetivos são oferecidos para facilitar a configuração e execução de redes blockchain.

4. Regulamentação

"Novas ofertas de nuvem estão chegando ao mercado em um ritmo acelerado e têm o potencial de reduzir as barreiras ao desenvolvimento e operação de redes de blockchain", disse o estudo. "Os provedores de nuvem estão lançando modelos de blockchain destinados a automatizar a configuração da infraestrutura básica de blockchain; os fornecedores afirmam que isso pode reduzir o desenvolvimento de aplicativos de meses para dias."

O relatório também observa que a plataforma de software livre do Hyperledger, Sawtooth, permite que os desenvolvedores criem aplicativos blockchain em sua linguagem de codificação preferida, sem exigir conhecimento do sistema central.

"Há uma tendência clara para ferramentas e plataformas blockchain mais fáceis de usar", disse Deloitte. "Esse vetor de progresso provavelmente promoverá uma maior adoção da tecnologia blockchain ao longo do tempo."
Como os preços das criptografias subiram no ano passado, os reguladores ficaram cada vez mais desconfortáveis com a natureza especulativa do mercado. Um fenômeno controverso conhecido como oferta inicial de moeda (ICO) foi banido na Coréia do Sul e na China, e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA cobrou no início deste ano os fundadores da Centra, agência de criptografia Floyd Mayweather, com a realização de uma OIC fraudulenta. Em uma OIC, os empreendimentos blockchain vendem novos tokens digitais em troca de outras criptomoedas como bitcoin e ether, ou dinheiro.

Mas há outras áreas no blockchain onde a regulação é incerta, como contratos inteligentes – contratos autoexecutáveis que rodam em redes blockchain como a Ethereum. Tais contratos contêm um conjunto de condições sob as quais um comprador e um vendedor estão de acordo. Quando essas condições são cumpridas, o contrato é automaticamente aplicado, algo que os proponentes dizem ser mais proficiente que os contratos baseados em papel.

Mas a Deloitte destaca que os regulamentos existentes não cobrem contratos inteligentes, o que poderia inibir o investimento em blockchain. No entanto, a Deloitte aponta que algum progresso está sendo feito na frente regulatória, com 17 legislaturas estaduais dos EUA refletindo ou aprovando projetos de lei relacionados à adoção do blockchain. E o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse no começo do ano que um grupo de trabalho foi formado para investigar as criptomoedas.

"Ainda há muito trabalho a ser feito antes que os principais obstáculos regulatórios à adoção do blockchain sejam resolvidos", diz o relatório da Deloitte. "Mas o momentum está construindo."

5. Aumentar a colaboração

Por último, mas não menos importante, o relatório da Deloitte diz que mais empresas que trabalham no setor precisam colaborar para que a tecnologia promova tanto o desenvolvimento de aplicativos quanto a educação. Vários grupos foram formados visando aumentar a colaboração no espaço e incentivar a padronização – algo que poderia ajudar o problema mencionado de falta de interoperabilidade entre as redes. "Como uma tecnologia que facilita as transações através de uma rede, o valor de um blockchain.

O grupo aumenta com o número de usuários ", disse o relatório da Deloitte." Essa é uma razão pela qual o crescimento dos consórcios blockchain é um sinal de alta. "Esses grupos, que contêm centenas de empresas-membro, incluem R3, RiskBlock Alliance e Enterprise Ethereum.

Em março, um estudo do Gartner mapeou 61 consórcios com blockchain, mais que o dobro dos 28 consórcios que existiam no ano anterior.

Alguns grupos de trabalho, como R3 e Hyperledger, podem estar ficando sem dinheiro. "Nem todos os consórcios estão criando aplicativos, e nem todos são igualmente eficazes", disse o relatório. "Mas a crescente participação de empresas, provedores de tecnologia, reguladores e os governos são um vetor de progresso no desenvolvimento de blockchain que ajudará a aumentar a adoção da tecnologia. "

Redução da complexidade, custo Com o financiamento de risco em grande quantidade, vários aplicativos de blockchain foram desenvolvidos e muitos outros que estão sendo desenvolvidos. Aqui, um programador de computador instala um equipamento de mineração para mineração de bitcoin.
O relatório também observa que a plataforma de software livre do Hyperledger, Sawtooth, permite que os aplicativos criem funções de bloqueio em sua linguagem de codificação preferida, sem que seja necessário o conhecimento do sistema central.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.