AT&T anuncia planos para testes com 5G em 2017

0

Mesmo ainda sem padronização, especialmente de espectro, a tecnologia 5G continua nos planos revelados nesta quarta-feira, 4, durante a feira CES em Las Vegas, da operadora norte-americana AT&T para 2017. A empresa afirma continuar com colaboração com "mais de uma dúzia" de fornecedores nos esforços para a padronização, ressaltando que testes iniciais em laboratório já conseguem atingir os 14 Gbps e latência de 3 milissegundos – a tele diz que a meta da indústria é de menos de 5 ms, embora várias companhias, inclusive nos testes da Ericsson e da Claro no Brasil, tenham estabelecido o teto em 1 ms.

A companhia anunciou também planos de testes com a Qualcomm e a Ericsson no segundo semestre de 2017. A tele diz que serão os primeiros testes utilizando "o que esperamos que seja baseado na nova especificação de rádio 5G em desenvolvimento pelo grupo de padrões de tecnologia 3GPP". O plano é de usar espectro com ondas milimétricas nas faixas de 28 GHz e 39 GHz com o objetivo de influenciar a inclusão dessas faixas na futura padronização.

A AT&T promete para 2017 chegar a velocidades teóricas de 1 Gbps em "algumas estações de células", aumentando a densidade da rede com implantação de small cells e tecnologias de agregação de portadoras. A operadora pretende ainda utilizar o acesso de licenciamento assistido (LAA) em LTE neste ano, utilizando frequências não licenciadas para complementar o desempenho da rede licenciada.

Ainda no primeiro semestre, a operadora fará testes na cidade de Austin, Texas, com consumidores residenciais fazendo streaming do serviço de vídeo Directv Now por meio de uma rede 5G. A partir desse projeto, outros serviços de entretenimento também utilizarão a tecnologia, que inclui múltiplos dispositivos e sites. A ideia é "avançar no entendimento" especialmente em como uma rede fixa de ondas milimétricas se comportam com tráfego pesado de vídeo. A cidade foi também onde a AT&T lançou o primeiro teste com clientes corporativos, em parceria com os fornecedores Intel e Ericsson, no ano passado.

Durante a CES, a companhia ainda anunciou planos para entregar banda larga fixa por meio de ondas milimétricas ponto a ponto e da tecnologia de FTTx com cobre G.fast em Minneapolis. A AT&T afirma ainda comercializar a oferta de 1 Gbps em toda a rede de fibra em cerca de 4 milhões de localidades (46 áreas metropolitanas) em 21 estados, com plano de chegar a 12,5 milhões e 67 áreas metropolitanas em 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.