Quase três quartos dos dispositivos de 'internet das coisas' são vulneráveis a hackers, diz estudo

0

Embora os especialistas apontem a "internet das coisas" (IoT, na sigla em inglês) — conexão e comunicação entre objetos ou máquinas — como a próxima grande onda tecnológica, que já começa a se materializar, quase três quartos de todos os dispositivos de IoT (70%) são suscetíveis a ser hackeados ou comprometidos, de acordo com um estudo recente divulgado pela HP.

O estudo analisou dez dispositivos "inteligentes" comuns, incluindo termostatos, smart TVs e webcams. A constatação foi que cada dispositivo continha cerca de 25 vulnerabilidades. Muitas dessas vulnerabilidades tinham a ver com a falta de senhade autenticação forte e software de proteção fraco. Oito em cada dez dispositivos não exigiam senhas fortes o suficiente, e a mesma quantidade de usuários corriam o risco de ter suas informações pessoais interceptadas por meio de serviços na nuvem.

"No ano passado, estávamos ouvindo muito sobre internet das coisas, e pouco sobre a segurança da internet das coisas, mas não tínhamos um quadro completo de segurança de IoT", diz o relatório da HP, acrescentando que diante dessa realidade decidiu criar o projeto OWASP (Open Web Application Security Project of Things Top 10), que visa educar empresas e usuários sobre os principais aspectos da segurança da internet das coisas que as pessoas devem se preocupar.

O Garner prevê que haverá 26 bilhões de objetos ou máquinas conectas a internet no mundo até 2020. Em 2009, havia apenas cerca de 9 milhões destes aparelhos interligados.

"O fato é que, hoje, muitas categorias de coisas que estarão conectadas em 2020 ainda não existem", disse o diretor de pesquisa do Gartner, Peter Middleton, em um comunicado. "À medida que os designers de produtos inventarem maneiras de explorar a conectividade inerente que será oferecida em produtos inteligentes, esperamos que a variedade de dispositivos cresça exponencialmente."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.