Ministério das Comunicações abre chamada pública para ampliação do Gesac

2

O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira, 4, edital de ampliação do Gesac, programa que leva de forma gratuita conexão à internet a diferentes localidades do país. Com a nova licitação, o Gesac será expandido dos atuais 13.379 pontos de presença existentes para cerca de 31 mil. Uma das grandes novidades é a adesão do Ministério da Saúde ao programa, que vai passar a conectar cerca de 13 mil Unidades Básicas de Saúde.

"A previsão é que cerca de 21 mil pontos de presença recebam a conexão de forma imediata, a partir de novembro", estima o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, Américo Bernardes. Como parte da licitação é por registro de preços, outras conexões serão contratadas à medida que houver necessidade.

O edital será realizado na modalidade pregão eletrônico, do tipo menor preço. A entrega das propostas poderá ser feita pelo site www.comprasnet.gov.br e a abertura vai ocorrer no dia 29 de outubro. A licitação está dividida em cinco lotes, sendo quatro para conexões terrestres e um satelital. Os lotes abrangem diferentes regiões do país: Sul; Leste (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe); Norte, e outro que beneficia o interior brasileiro. Já a parte satelital está concentrada na região Norte, mas também chega a outras regiões.

A velocidade da conexão do Gesac também vai melhorar: cerca de 70% dos pontos terão uma velocidade nominal de 1 Mbps. Em alguns locais, a velocidade da conexão poderá chegar a 8 Mbps. Outra mudança será no número de pontos terrestres. Atualmente, apenas 9% dos pontos de conexão do Gesac são terrestres. Com o novo edital, essa proporção deve chegar a 85%.

Os demais pontos de presença vão contar com conexão via satélite, destinada exclusivamente a localidades onde ainda não é possível o atendimento por outras formas de tecnologia. Nesses lugares, o programa vai dobrar a velocidade média de conexão oferecida, passando dos atuais 512 Kbps para 1 Mbps.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.