Google faz novas concessões e pode estar próximo de fechar acordo antitruste com UE

0

O Google fez novas concessões para tentar aplacar as preocupações sobre seu mecanismo de buscas, segundo informa a Comissão Europeia nesta quarta-feira, 5. De acordo com observadores do mercado, a contemporização da companhia pode levar o órgão regulador a encerrar a investigação por violação da lei antitrustre do bloco econômico que já dura três anos e evitar uma multa de até US$ 5 bilhões.

A investigação da Comissão Europeia teve início em novembro de 2010, depois que mais de uma dúzia de concorrentes do site de buscas na Europa o acusaram de promover seus próprios serviços à custa de terceiros. O Google havia feito até agora três tentativas para resolver o caso, mas sem sucesso, já que as propostas foram consideradas inadequadas pelos concorrentes.

A proposta atual aparentemente será suficiente para encerrar o caso, já que a Comissão Europeia deu a bênção provisória aos termos finais que coloca restrições legais sobre como o Google apresenta sua página de buscas. "Acredito que a nova proposta oferecida pelo Google após longas e difíceis negociações pode aplacar as preocupações da Comissão", disse o comissário de competição da União Europeia, Joaquín Almunia, em um comunicado.

Nota da Comissão Europeia diz que, em sua proposta, o "Google se compromete a, sempre que promover seus próprios serviços de busca especializados em sua página na web (por exemplo, para produtos, hotéis, restaurantes, etc.), a exibir os serviços de três concorrentes, selecionados através de um método objetivo". Essa exibição, ainda conforme a proposta, será feita de forma clara e visível para os usuários e de maneira similar a que o Google mostra seus próprios serviços. Além disso, segundo o órgão regulador, este princípio se aplica não só aos serviços de busca especializados existentes, mas também às mudanças na apresentação desses serviços e para os serviços futuros.

O vice-presidente sênior e conselheiro geral do Google, Kent Walker, disse em um comunicado ao jornal britânico Financial Times que "nós estaremos fazendo mudanças significativas na forma como o Google opera na Europa. Temos trabalhado com a Comissão Europeia para tratar de questões que levantaram e estamos ansiosos para resolver este assunto".

O pacto, contudo, ainda está sujeito a um processo de aprovação final. Os 18 grupos que apresentaram queixas serão consultados sobre os termos finais do acordo.

 O Google detém de 75% de participação no mercado europeu de buscas, segundo a consultoria comScore.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.