WhatsApp adota criptografia de ponta a ponta

0

O WhatsApp informou que suas transmissões de mensagens passam a ter criptografia de ponta a ponta a partir desta terça-feira, 5. Com a mudança, mensagens de textos, voz, envio de arquivos de fotos, vídeos, documentos e mesmo ligações passam a ter proteção de dados pela companhia.

Desta forma, apenas o destinatário (grupo ou pessoa) que receber a mensagem, o arquivo ou a ligação poderá acessar o conteúdo enviado. Este noticiário apurou que alguns usuários já estão recebendo um aviso de mudança na criptografia.

Além das mensagens enviadas, já existe a opção para habilitar e desabilitar o novo formato que pode ser acessado pelo menu no canto direito superior da tela e depois selecionando a opção "segurança". Fica a critério do usuário ativar a nova opção. A companhia enfatiza no documento técnico que não terá acesso às mensagens privadas de seus clientes.

Proteção de dados

Em publicação no blog da empresa, Jan Koum, CEO e cofundador do WhatsApp, disse acreditar na importância da Justiça em manter as pessoas seguras. Porém, ele ressaltou que a privacidade na comunicação é uma das crenças fundamentais de sua companhia.

Vale lembrar que, no final de 2015, o WhatsApp ficou fora do ar no Brasil por um pedido da justiça. E depois um executivo do Facebook no Brasil foi preso por recusar-se a abrir informações do app de conversação para a Justiça do Sergipe.

O tema da criptografia está diretamente ligado às discussões do último mês. O FBI pediu ajuda da Apple para desbloquear o iPhone em uma investigação. A Apple negou, dizendo que isso fere a liberdade de seus usuários. Em seguida, a polícia federal norte-americana pediu à Justiça para interferir, mas antes de chegar à Corte Suprema, a própria divisão de tecnologia do FBI informou que conseguiu desbloquear o smartphone, com ajuda da companhia israelense Cellebrite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.