ADT adota gestão de IoT e reduz custos de telecom em quase 40%

0

O mercado de M2M (comunicação máquina a máquina) e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) cresce a cada ano, e cria a necessidade de gerenciar os SIM Cards e suas conexões. No Brasil há pouco mais de 11 milhões de SIM cards M2M conectados, porém menos de 10% são gerenciados.  De acordo com recente pesquisa da IDC (Internacional Data Corp), a previsão é que até 2020 o mercado global de IoT atinja a receita de US$ 1,7 trilhão, com mais de 20 bilhões de "coisas" conectadas.

Consciente da importância de gerenciar adequadamente suas mais de 16 mil linhas ativas ligando alarmes instalados em seus clientes com os equipamentos centrais de monitoramento, a ADT concluiu que, além da gestão básica que realizava, necessitava de um serviço diferenciado que proporcionasse informações detalhadas e resultasse em redução de custos de telecomunicações e aumento da eficiência operacional.

"Assim, em junho de 2015 iniciamos um projeto com a Wyless TM Data que contemplava o gerenciamento de M2M e acompanhamento do consumo de dados. Hoje, além da gestão, agregamos outros serviços como Franquia Flex, com análise de consumo, relatórios analíticos e gerenciais, gestão de estoque, análise de contas e contestações de cobranças indevidas geradas pelas operadoras", afirma Rafael Luccas, coordenador de Projetos e Indicadores da ADT.

Ele lembra que os resultados do projeto superaram a expectativa, e que o serviço Franquia Flex possibilitou o atendimento aos diferentes perfis de consumo de conectividade da base da ADT, com gerenciamento de IP específico, análise de contas com operadoras e contestações de cobranças indevidas. "Em 2009 tínhamos cerca de 2 mil linhas ativas no plano controle, e atualmente temos 16,1 mil linhas no plano Franquia Flex, o que representa uma economia de aproximadamente 40% no custo de conectividade, graças à redução de linhas sem utilização e do excedente de tráfego de dados por falta de gestão do consumo", acrescenta Luccas.

Sérgio Souza, CEO da Wyless TM Data, avalia que, com o projeto, a ADT obteve resultados tangíveis e intangíveis. No primeiro caso, destaca-se a conquista de uma gestão eficiente das linhas contratadas, com acompanhamento e histórico do perfil de utilização dos equipamentos e da gestão de estoque. No segundo, a conquista de confiabilidade das informações registradas referentes ao consumo de conectividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.