A Mercado Libre, ou MercadoLivre no Brasil, maior site de comércio eletrônico na América Latina, divulgou nesta quinta-feira, 4, os resultados financeiros do primeiro trimestre encerrado em 31 de março, registrando, receita líquida de US$ 273,9 milhões, crescimento de 73,8% em relação ao mesmo período do ano anterior; o lucro líquido foi de US$ 48,5 milhões.
O volume bruto de mercadorias negociadas foi de US$ 2,3 bilhões, um aumento de 31%; no primeiro trimestre de 2017 o número de itens comercializados atingiu 53,2 milhões, mantendo a dinâmica em relação ao último trimestre e crescendo 38,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse aumento foi impulsionado principalmente pelo forte crescimento de itens no Brasil e no México, que apresentaram taxas de crescimento de 52,7% e 70,7%, respectivamente, em relação aos três primeiros meses de 2016. Os compradores únicos cresceram 20,3% ano a ano e mantiveram o sólido ritmo de crescimento da demanda observado ao longo do ano passado.
O MercadoPago iniciou 2017 com um excelente primeiro trimestre, processando US$ 2,6 bilhões em volume total de pagamentos, um aumento de 89% em relação ao ano anterior. O MercadoPago encerrou o trimestre com 44,1 milhões de transações, um aumento de 60,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os itens enviados pelo MercadoEnvíos aumentaram 58,7% para 27,3 milhões de itens no primeiro trimestre de 2017. O México permanece sólido com a penetração dos envíos atingindo 59% (versus 30% no ano passado), enquanto os itens embarcados aumentaram 220% . A Colômbia apresentou um sólido crescimento nos volumes de unidades de navegação (191% em relação ao primeiro trimestre de 2016), e o mercado de uso da MercadoEnvíos atingiu 51% do total de itens vendidos.
O negócio de Classificados continua experimentando crescimento, impulsionado pela demanda de clientes profissionais e mantendo seu ímpeto na maioria dos países. Os anúncios ao vivo estão em alta de todos os tempos de 3,8 milhões, crescendo 111% ano-a-ano. Clientes profissionais também estão em máximos plurianuais atingindo quase 22 mil vendedores e crescendo 29% ano-a-ano.
O Net Promoter Score subiu novamente durante o primeiro trimestre de 2017, proporcionando aos nossos usuários consistentemente maiores taxas de acesso imediato aos representantes de atendimento ao cliente através de canais on-line e de telefone em tempo real.
"Nós começamos o ano com um forte primeiro trimestre, sustentando o impulso de 2016, que foi um dos melhores anos da história para nós. A execução deste trimestre é um reflexo direto de nossa unidade implacável para fornecer soluções de tecnologia disruptiva para os nossos usuários em plataformas, dispositivos e países onde operamos.Nós continuamos focados em transformar o comércio e serviços financeiros através da inovação de produtos, fomentando o empreendedorismo e oferecendo o melhor em classe Experiências de usuários e, assim, consolidar nossa posição de liderança em tecnologia, pagamentos on-line e comércio eletrônico em toda a América Latina ", disse Pedro Arnt, diretor financeiro da MercadoLibre, Inc.