Projeto do MCTIC pretende integrar sistemas de monitoramento RFID ao Plano Nacional de IoT

0

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prepara um projeto para integrar os sistemas de identificação e rastreamento por radiofrequência (RFID) em operação no país. A ideia é juntar essas iniciativas ao Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) e usar a tecnologia para criar soluções em áreas como mobilidade urbana, segurança e transporte de cargas.

Nesta quarta-feira, 4, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, abriu a primeira reunião do grupo de trabalho que estuda o tema. Além do MCTIC, outros 12 ministérios integram o projeto.

"Todos nós no MCTIC consideramos ser muito importante a implantação desse sistema. Nossa disposição é de apoio total. Tenho certeza de que, em pouco tempo, esse projeto terá uma visibilidade muito grande", disse.

Na primeira fase, o MCTIC vai reunir demandas e exemplos das tecnologias usadas atualmente pelas outras pastas. Em uma etapa seguinte, a implantação do sistema integrado será testada pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e pela prefeitura de Santo André (SP), como explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo.

"Nossa ideia é pegar todas as experiências que esses órgãos têm e tentar integrá-las ao Plano de Internet das Coisas, para que a gente possa implementar no país uma eficiência no transporte de cargas e passageiros, por exemplo. Hoje, existem iniciativas isoladas de monitoramento que não se interconectam. A ideia é ter um projeto único e usar o Detran de Pernambuco e a cidade de Santo André para testar a viabilidade do projeto", detalhou.

A iniciativa também conta com participação de duas entidades vinculadas ao MCTIC, a Ceitec S.A, empresa pública que atua no segmento de chips de identificação automática, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.