Internet não deve ser apontada como única culpada pela espionagem eletrônica, diz cientista

0

Para Demi Getschko, um dos membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e defensor do caráter livre da rede mundial de computadores, a internet está pagando o pato sozinha no que envolve a espionagem eletrônica. Ele lembra que a vigia eletrônica começou na infraestrutura, aconteceu em telefonia e, eventualmente, na internet, mas só se discute como a internet pode ser mais segura, como pode deixar de vazar dados, etc.

"Na verdade, o vazamento é de cabo submarino e de infraestrutura. Aonde os cabos chegam são monitorados. O vazamento em telefonia é um vazamento em telecomunicações. Tem outras coisas envolvidas, como o vazamento de e-mails. Bom, aí estamos em outra área, e não queria que a internet fosse pagar o pato aí", destaca Getschko.

Para ele, a internet se desenvolveu muito bem no Brasil, não está atrasada em relação a nenhum lugar no mundo, mas, claro, em volume menor, porque o país tem dificuldade de infraestrutura e custo, sob o ponto de vista econômico. Ao fazer um balanço da introdução da rede no país, ele diz, categoricamente, que foi tudo normal do ponto de vista da introdução da novidade.
"Quando a web nasceu, veio para o Brasil. Quando o Facebook nasceu, veio para o Brasil e, quando o Orkut surgiu, o país foi um dos que adotaram pesadamente [a rede de relacionamentos]. Então, o Brasil não tem perdido em nada o pé nesta evolução da internet", ressaltou.

Com esse argumento, Getschko diz que o Brasil não tem perdido em nada "nesta evolução da internet" e é, por isso, que insiste em ter uma declaração de princípios, como é o marco civil, "não para consertar o que está errado, mas para prevenir doenças e infecções que ela [internet] possa ter".Getschko ressalta, além disso, que a internet foi concebida para ser uma rede ponto a ponto, onde um equipamento fala com o outro diretamente, sem que alguém filtre no meio do caminho. Ninguém deveria filtrar nada no meio do caminho."

Outra discussão, informa, é que a rede precisa ser simples para poder crescer, sem qualquer complexidade. "Aí vem as discussões sobre criptografia, como fazemos e-mail protegido, como atendemos o decreto da presidência, sobre as comunicações nacionais e etc. São complicações que não são da internet. São das bordas. Aliás, isso não deve ser tributado à internet, que está pagando o pato sozinha nessa história da espionagem, e isso é injusto", finalizou. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.