Plano Nacional de IoT não deve se limitar a telecom, sugere diretor da Cisco

0

Há duas semanas, o governo federal anunciou que está avaliando a criação de um Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), conforme divulgado por este noticiário. Sua elaboração está sendo liderada pelo Ministério das Comunicações, junto com diversos outros órgãos e associações setoriais, especialmente do setor de telecom. Na opinião do diretor de vendas de IoT para América Latina da Cisco, Amri Tarsis, a construção do plano deveria abranger outros setores diretamente impactados por essa nova tendência tecnológica, como o de energia, para fomentar, por exemplo, a adoção de medidores inteligentes em smart grids.

"Falta olhar IoT de forma mais ampla… (O plano) não pode se resumir a mexer na tarifa de 3G e 4G. É preciso atrair outras pastas e agências, como a Aneel", recomenda o executivo. A Cisco estima que a maioria das conexões de IoT no mundo vão usar Wi-Fi e outros protocolos com frequências não licenciadas para a comunicação de dados. As redes móveis devem se concentrar em aplicações que demandam efetivamente alguma mobilidade, como veículos conectados.

Sistema de IoT

A Cisco anunciou recentemente a criação de um sistema de IoT, composto por diversas soluções e hardwares preparados especialmente para a conexão de objetos e sensores em variadas verticais. Além de dar mais robustez a seus roteadores e switches para que suportem ambientes com grande variação de temperatura, pressão etc, a empresa passou a dotá-los com capacidade de processamento local, para a realização de parte da análise e interpretação de dados coletados, ganhando tempo e velocidade em vez de enviá-los para a nuvem, seguindo um conceito conhecido como "fog computing". Há também uma preocupação especial no que diz respeito à segurança e ao gerenciamento de rede de IoT no desenvolvimento dos equipamentos que constituem esse novo sistema. Ao todo, foram apresentados 15 produtos que seguem esses preceitos, entre roteadores, switches, pontos de acesso, dentre outros.

Forum Mobile+

O Forum Mobile+, evento organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME e TELETIME, terá em sua oitava edição, realizada este ano em 22 e 23 de setembro, no WTC, em São Paulo, um dia inteiro dedicado a IoT, com painéis sobre smart cities, utilities, indústria 4.0 e wearable devices aplicados a negócios. A grade preliminar e maiores informações estão disponíveis no site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.