Snowden recusa convite para testemunhar sobre espionagem no Parlamento Europeu

0

O ex-consultor contratado para prestar serviço à Agência Nacional de Segurança (NSA, da sigla em inglês) dos Estados Unidos, Edward Snowden, recusou nesta sexta-feira, 7, o convite para testemunhar, pessoalmente ou por videoconferência, perante uma comissão do Parlamento Europeu que investiga os casos de espionagem dos Estados Unidos.

Em carta recebida nesta sexta-feira pelos membros da Comissão de Liberdades Civis do Parlamento, o advogado de Snowden, Wolfgang Kaleck, explica que é impossível ao ex-consultor da NSA dar o seu testemunho, tanto pessoalmente quanto por videoconferência. Segundo o documento, ele se dispõe, no entanto, a responder um questionário da comissão.

"Snowden quer enfatizar que não se deve esperar que dê novas informações, mas apenas que exponha a sua experiência na matéria e explique o que já foi divulgado", informou o advogado. A Comissão de Liberdades Civis tem a previsão de terminar o trabalho de investigação sobre a espionagem norte-americana no dia 12 próximo, com a votação das conclusões.

O ex-consultor atualmente está em asilo temporário na Rússia. Nos Estados Unidos, o ex-técnico é acusado de violar a lei de espionagem norte-americana depois de filtrar programas secretos de vigilância de registros telefônicos e comunicações na internet a partir de agências do governo, para denunciar o esquema em jornais de vários países. Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.