Molon diz que manterá inalterado artigo sobre neutralidade da rede

0

BRASÍLIA — O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator da proposta do marco civil da internet (PL 2126/11), afirmou nesta quarta-feira, 7, que a questão relacionada à neutralidade da rede contida em seu relatório é inegociável e intocável. O princípio prevê que provedores de conexão deem tratamento isonômico a todos os dados que circulam na rede. "Vou lutar pela neutralidade até o fim", ressaltou o parlamentar durante audiência pública sobre a proposta na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Segundo ele, este princípio é o "coração do projeto", que lhe garante proporcionar segurança e inclusão ao usuário. "É preciso garantir a neutralidade da rede, porque ela vem sendo ameaçada por práticas do mercado, por ofertas de internet fatiada. A neutralidade não impede a venda de pacotes com velocidades diferenciadas, e sim a oferta de serviços diferenciados nos pacotes. A internet tem que continuar sendo livre e aberta", completou, acrescentando que o projeto deve ficar pronto para ir a votação depois do dia 15 de agosto.

O deputado também destacou que a liberdade de expressão e a segurança da privacidade são os outros dois pilares do projeto que devem ser garantidos em seu texto. "Hoje, não há proteção para o usuário e o nível de controle é frágil. Está certo que nenhuma lei irá impedir a prática de espionagem, mas temos que trabalhar para desencorajá-la", destacou. Em relação à liberdade de expressão, Molon disse que hoje não há regra sobre a responsabilidade do provedor de informação nos casos em que alguém comete um ato de ofensa contra um terceiro. "No mundo jurídico há muitas controvérsias. O marco civil deixa claro a responsabilidade do provedor, que terá que agir quando houver uma ordem judicial", acrescentou. Molon ressaltou ainda que questões relacionadas a direito autoral deverão ser temas de outros debates regulatórios.

O deputado afirmou que podem ocorrer algumas mudanças pontuais relacionadas à redação. Porém, reiterou por diversas vezes que os pilares da neutralidade da rede, liberdade de expressão e privacidade não sofrerão alterações. Segundo ele, todas as propostas do governo, inclusive as que estabelecem planos de pacotes, como hoje ocorre nos serviços mobile, estão sob análise. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.