Gigantes da web investem em mobile para transformar o marketing imobiliário

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"O mercado do imóvel será cada vez mais móvel". Esse aforismo passaria facilmente despercebido como apenas mais uma frase de efeito num evento de negócios não fosse ele proferido por Adriano Nasser, head of Industry do Google, homem que tem a missão de conduzir os esforços e investimentos nos mercados brasileiros.

Seguro, diante de uma plateia de mais 5 mil pessoas, em sua grande maioria corretores de imóveis de diversas partes do País, ele desafiou: "Nós já estamos no mundo móvel, mas tenho certeza que mais de 70% desta sala ainda não tem presença no mobile".

Adriano Nasser

Respaldado pelos números locais da líder global de buscas, o executivo informou que o Google registra mensalmente 20 milhões de buscas relacionadas ao mercado imobiliário e alertou que a procura por imóveis no celular vem crescendo impressionantes 100% ao ano, saindo de 12% em 2014 para 50% em 2017. "E 64% do total dessas buscas utilizam o 'próximo a mim' (recurso de georeferenciamento presente nos aparelhos móveis)", informou o executivo na palestra de abertura do Conecta Imobi, principal evento de vendas, tecnologia e marketing do mercado imobiliário brasileiro.

A managing director da comScore, Luciana Burger, (foto) destacou que o número de usuários móveis no Brasil já ultrapassou o de desktops, diferença que, segundo ela, deve ampliar-se com o passar do tempo. "Hoje são 79,9 milhões de acessos mobile e 79,1 milhões via desktop, com 111 milhões usuários multiplataforma".

Com um foco mais voltado ao consumo de vídeos, Fernanda Doria, gerente de Vendas do YouTube no Brasil, trouxe outros dados para revelar a importância do mobile no setor imobiliário e, principalmente, na batalha pela conquista de corações, mentes (e dinheiro) nos quatro momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor.

"Nós, do YouTube, sabemos que as pessoas que acessam nossa plataforma estão, de maneira geral, com alguma dessas intenções que chamamos de 'os quatro micro-momentos': saber, fazer, comprar e interagir", revelou.

Dentro desse novo modelo mental que está revolucionando o marketing no mundo, ela informou que as buscas por lançamentos imobiliários no celular no YouTube cresceram 130% no último ano (comprar), enquanto aumentou quatro vezes o perfil de pesquisas por lojas e estabelecimentos "próximo a mim" (interagir) e 64% das pesquisas realizadas afim de sanar uma dúvida imediata que surge durante uma conversa (saber), o que também aponta para a força do celular.

Por estes e outros motivos, Nasser defende que os corretores e imobiliárias evoluam e acompanhem rapidamente as mudanças de comportamento de compra de seus clientes, marcando presença sempre no chamado "Momento Zero da Verdade" (ZMOT, Zero Moment of Truth), aquele em que o consumidor está ainda pesquisando e comparando soluções na Internet para as suas necessidades e desejos.

"Um internauta brasileiro passa cerca de 60% de seu tempo de navegação pesquisando.  Consumidores cada vez mais tomam decisões de compra antes de chegar ao ponto de venda. Vocês só conseguirão entregar o anúncio certo, o produto certo e o preço certo se estiverem presentes. Por isso, sejam úteis, sejam rápidos, sejam relevantes no mundo online, onde ocorre 70% da jornada de compra de um imóvel".

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