Adobe lança editor de código open source Brackets

0

A Adobe Systems lançou nesta semana a primeira versão finalizada de seu editor Brackets. Voltado para a edição de códigos HTML, JavaScript e CSS, o programa open source foi desenvolvido nestas mesmas linguagens e tem versões para Windows, Mac e Linux.

O software serve como alternativa aos já conhecidos Sublime, NotePad++, gedit e Atom, entre outros, e tem como foco desenvolvedores e web designers. Os destaques ficam para as ferramentas visuais, como a própria empresa ressalta, e os recursos mais interessantes são o Live Preview e o da extensão Extract – esta última ainda em testes.

O primeiro permite que os usuários vejam, em tempo real e no navegador, as mudanças feitas no código de uma página. Já o segundo serve para extrair dados, como cores, fontes, gradientes e camadas, de um arquivo PSD, gerando um novo CSS com as informações.

Fora isso, o Brackets ainda tem suporte a pré-processadores, como LESS e SCSS, e à edição "inline". Esta última função permite que você edite um CSS, por exemplo, dentro do HTML mesmo, sem precisar abrir uma nova janela e correr o risco de esquecer onde estava. Para ativá-la, basta colocar o cursor sobre uma tag e apertar Ctrl+E (ou Cmd+E, no Mac).

O editor de código já tem várias extensões disponíveis, que pode ser baixadas pelo site da solução. Elas incluem temas e soluções que adicionam suporte a Git e JSHint, permitem esconder trechos já editados do arquivo ("fold") ou formatam os documentos JavaScript, HTML e CSS. Uma lista de novidades e das mais usadas está disponível aqui, e novos add-ons e recursos devem ser lançados a cada três ou quatro semanas.

Se estiver interessando, dá para baixar o Brackets por aqui – com ou sem o Extract. O código-fonte dele está disponível no GitHub, sob licença MIT, e qualquer um pode modificá-lo, adaptando a ferramentas às suas necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.