Construtivo lança aplicação em Blockchain para o setor de engenharia e construção

0

O Construtivo, companhia especializada no setor de engenharia e construção, acaba de integrar a tecnologia Blockchain na sua plataforma SaaS (Software as a Service) denominada Colaborativo. Com isso, a empresa se torna pioneira na oferta de criptografia em blocos para o segmento de AEC (Architecture and Civil Engineering) no País.

A solução apresentada pelo Construtivo é uma referência internacional no setor de AEC. O diferencial da sua aplicação é o aumento da confiabilidade e da garantia dos dados que trafegam pelo Colaborativo, sua solução carro chefe para o gerenciamento de documentos e processos, que também gere contratos e, consequentemente, aspectos financeiros.

Em alguns projetos complexos, como uma linha de metrô ou uma usina hidrelétrica, por exemplo, os dados relacionados aos documentos são tão importantes quanto o próprio documento. Na instalação de uma turbina, por exemplo, que envolve investimentos representativos e um extenso cronograma de obra, se ocorrer algum erro, é possível revisitar em que momento do processo houve falha. Isso significa evitar processos milionários que por vezes são acionados por falta de conhecimento a respeito de qual momento e de quem provocou o equívoco.

"Com o Blockchain, para alterar o documento ou algum dado relacionado ao documento, como a data e hora de uma aprovação ou publicação de uma análise crítica, seria necessário quebrar a criptografia de todos os blocos da cadeia, em todos os computadores da rede dos stakeholders, e ao mesmo tempo, o que torna a tarefa virtualmente impossível. A mesma tecnologia que garante o valor das criptomoedas passa a ajudar a chancelar a confiança dos dados que estão no Colaborativo, garantindo mais credibilidade e segurança aos dados e registros dos clientes", explica o CEO do Construtivo, Marcus Granadeiro.

A oferta envolve a criptografia de diferentes rotinas dos apontamentos que ocorrem dentro da solução Colaborativo, que vão dos diários de obra, passando por vistorias, aprovação e revisão de projetos, até os documentos administrativos mais críticos. Numa obra pública, por exemplo, é possível replicar a informação a todos os stakeholders, inclusive para quem fiscaliza. "Esse processo pode promover a diminuição de fraudes e o aumentando do controle, visto que a informação é disponibilizada em tempo real, um sonho para qualquer auditor", explica Granadeiro.

Flexível e parametrizável, a solução permite configurar os dados que o cliente quer salvar no bloco de acordo com o nível de importância das informações que trafegam dentro da solução de colaboração. Definido os parâmetros, a atualização do documento se torna automática, com base na decisão do usuário. "O cliente tem a opção de gravar todo o processo em Blockchain ou somente o que ele considera como crítico no processo", finaliza.

FORUM BLOCKCHAIN

Marcus Granadeiro, CEO da Construtivo será uma dos palestrantes do Forum Blockchain, que acontece dia 28 de novembro, em São Paulo,  no painel que aborda o uso de blockchain, como finanças, logística, seguros,saúde e construção civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.