Órgão regulador da UE quer que Google faça mais concessões para encerrar investigação

0

A Comissão Europeia quer que o Google faça ajustes em sua proposta de acordo para encerrar uma investigação por suposto abuso de posição dominante no mercado de buscas na internet e publicidade online, que já dura quatro anos.

O pedido formal para que a empresa faça mais concessões foi feito após "apresentção de novos argumentos e dados, alguns dos quais devem ser levados em consideração", disse Antoine Colombani, porta-voz do gabinete do chefe da Comissão Europeia, Joaquín Almunia, ao New York Times. "Estamos em contato com o Google para ver se eles estão prontos para oferecer soluções", disse ele.

Na semana passada, empresas de internet concorrentes do Google na Europa aumentaram a pressão sobre Almunia para que exigisse mais concessões, dizendo que o acordo proposto em fevereiro foi catastrófico para eles, uma vez que estabelecia a participação de mercado do Google em mais de 80% em os países do bloco econômico.

O Google havia se comprometido a realizar pequenas alterações em sua ferramenta de buscas, a fim de acabar com as reclamações dos concorrentes sobre seus métodos de negócio. Ela é acusada de favorecer propositalmente seus serviços — como YouTube para vídeos e Blogger para blogs, entre outros — nos resultados de buscas.

Almunia, que vai deixar o cargo em novembro, após um mandato de cinco anos, já havia dado indícios de que iria fazer o comunicado nesta segunda-feira, 8, em uma entrevista concedida nesta fim de semana à TV Bloomberg na qual disse que algumas das queixas dos concorrentes do Google eram "muito, muito negativas".

Com a nova exigência, o caso, que teve início no final de 2010, pode ser deixado para o sucessor de Almunia resolver — que ainda não foi nomeado —, o qual pode ser menos propenso a negociar pacientemente com o Google. A empresa está entre as gigantes de tecnologia americanas, como Facebook e Apple, que vêm sendo pressionadas pelos europeus que cada vez mais as veem como excessivamente poderosas e muito arrogantes quando o assunto envolve privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.