Governo do México usa plataforma de analytics para medir impacto da digitalização

0

Está em curso no México um projeto que pretende levar conexão banda larga sem custos para toda a população. Batizado de México Conectado, o programa começou a ser instalado em 2015 e hoje conta com 100 mil sites instalados, que oferecem conexão em todo o país, principalmente em escolas, postos de saúde, bibliotecas, centros comunitários, parques e repartições públicas.

O México Conectado é um programa do governo  que contribui para garantir o direito constitucional de acesso à Internet de banda e, com isso na diminuição da distância digital entre os mexicanos. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) e implementado através da Coordenação da Sociedade da Informação e do Conhecimento (CSIC).

A Cisco México desenvolveu a Plataforma de Análise de Digitalização de País (CDAP – Plataforma de Analíticos sobre a Digitalização do País), uma Plataforma para o Programa de México Conectado da Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) para obter dados analíticos sobre o uso e aproveitamento dos recursos, além de coletar informações sobre brutas sobre o progresso do programa.

Uma das características mais relevantes que CDAP é a possibilidade de oferecer às autoridades responsáveis pelo México Conectado capacidade de correlacionar o uso da conectividade com índices sociais, de pobreza, geográficos e de governo para criar relatórios específicos e que deem suporte à políticas públicas.

Futuro

A meta do programa é chegar a 120 mil sites, número que, segundo o coordenador da Sociedade da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Comunicações e Transporte (SCT), Javier Lizárraga, exigirá investimento de 600 milhões de pesos adicionais para o exercício 2018.

No terceiro dia de atividades da Cisco Live Cancún 2017, Lizárraga comentou que o "México Conectado" tem um orçamento de 480 milhões de pesos para operar o próximo ano. "O compromisso que temos com o orçamento até agora é continuar com os 101 mil sites até a aprovação do orçamento adicional".

Se necessário mil 600 milhões de pesos (para além dos 480 milhões de pesos aprovados) para alcançar o metrô de chegar a 120 mil sites conectados em todo o país, precisó em conferência de imprensa.

A operação dos 101 mil sites de conectividade de México Conectado (que operam com tecnologia Cisco) tem um custo de cerca de 200 milhões de pesos por mês, quase todo o orçamento anual.

*a jornalista viajou à Cancún a convite da Cisco do Brasil,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.