Comissão aprova uso do Fust para instalar pontos de internet em aeroportos e rodoviárias

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou a possibilidade de utilização dos recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) para a implantação de pontos gratuitos e abertos ao público de acesso à internet em estações rodoviárias e ferroviárias, portos e aeroportos.

Nas cidades com até 50 mil habitantes, esses pontos deverão ser instalados até 31 de dezembro de 2017; nas demais localidades, até 31 de dezembro de 2018.

A medida está prevista no Projeto de Lei 2070/15, do deputado Hélio Leite (DEM-PA), e, se aprovada, será incluída na lei que criou o Fust (9.998/00).

O parecer do relator, deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), foi favorável à proposta. Ele elogia a iniciativa que visa popularizar e massificar o acesso à internet sem fio. Porém, ressalta "que a matéria estará, muito provavelmente, fadada à não aplicabilidade".

O relator lembra que desde a aprovação da lei que criou o Fust, em 2000, seus recursos, da ordem de R$ 2 bilhões anuais, nunca foram efetivamente aplicados em nenhum programa relevante de universalização dos serviços de telecomunicações. Os recursos têm sido usados, pelos sucessivos governos, para o cumprimento da meta de superavit primário da União.

Tramitação

Já aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, o projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.