AT&T negocia com serviços públicos para realizar testes do Projeto AirGig

0

AT&T está em negociações avançadas com empresas de serviços públicos para realizar testes do Projeto AirGig em pelo menos dois lugares até o final do ano. Uma das localidades escolhidas será nos Estados Unidos, enquanto os outros lugares serão determinados nos próximos meses.

A AT&T já realizou testes com resultados positivos em suas instalações ao ar livre com esta tecnologia patentada, que consiste em um sistema de banda larga pela rede elétrica (BPL, em inglês, broadband-over-power lines). Os resultados positivos possibilitaram o desenvolvimento de inovações como o Sistema de Redes Distribuídas de Rádio (RDAS, na sigla em inglês para Radio Distributed Antenna System).

"Estamos entusiasmados em testar as possibilidades oferecidas pelas invenções do AT&T Labs para os clientes e empresas de serviços públicos", disse Andre Fuetsch, presidente do AT&T Labs e Chief Technology Officer. "A AT&T está focada na entrega de uma velocidade de 1 gigabit por segundo em todos os lugares possíveis através das nossas tecnologias móvel e fixa. O Projeto AirGig representa uma invenção muito importante dentro da nossa estratégia de Evolução para 5G. O AT&T Labs está abrindo um novo caminho tecnológico com o potencial de oferecer benefícios para as empresas de serviços públicos. Com isso, poderemos oferecer conexão de internet com múltiplos gigabits a custos reduzidos em todos os lugares com linhas de transmissão de energia elétrica – nos grandes centros urbanos, pequenas cidades do interior e a nível global."

"Nos últimos anos, acompanhamos o crescimento impressionante do tráfego de dados na nossa rede móvel. Os dados cresceram cerca de 250.000% desde 2007, com a maioria do tráfego em vídeo. A tendência não vai parar, principalmente com o crescimento dos serviços móveis de streaming de vídeo em 4K, realidade virtual e aumentada, casas e cidades inteligentes, veículos autônomos e muito mais. Estamos trabalhando para oferecer conectividade em todos os lugares para que os nossos clientes possam desfrutar, onde quer que estejam, estas tecnologias sem interrupções", diz.

No início do ano, a AT&T divulgou os detalhes do plano de Evolução para 5G e outras iniciativas para facilitar o acesso ultrarrápido à internet.

Testes adicionais de conectividade

A AT&T diz que pretende garantir que as linhas atuais de cobre possam ter velocidades semelhantes às obtidas através de fibra, com o objetivo de oferecer internet mais rápida nas zonas rurais com baixa ou nenhuma conectividade.

"A tecnologia G.fast nos permite levar a velocidade de fibra para as linhas existentes de cobre que já estão instaladas em muitos lugares. Com base nos resultados dos testes com G.fast em uma área com várias famílias em Minneapolis, planejamos disponibilizar esta tecnologia em locais adicionais a partir da metade deste ano", explica o executivo.

Em 2016, começou a realizar testes com o serviço de Fixed Wireless Internet (FWI) em vários estados americanos dentro do nosso plano de expandir o acesso à internet em locais com baixa ou nenhuma conectividade – principalmente nas áreas rurais – como parte da nossa participação no Fundo Connect America (CAF, na sigla em inglês) da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos.

"Na metade de 2017, planejamos começar a oferecer serviços de FWI com apoio do CAF para chegar a mais de 400.000 locais até o final do ano. Nosso objetivo é expandir o acesso à internet para mais de 1,1 milhão de localidades em 18 estados americanos até o final de 2020", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.