Investidor ativista continua a pressionar por mudanças no Yahoo

0

Jeff Smith, investidor que dirige a Starboard Value, empresa especializada em campanhas de acionistas ativistas, continua a pressionar por uma "grande reforma" no Yahoo, encorajando a empresa a cortar custos, fazer a separação (spin-off) de sua participação no Yahoo Japan e se concentrar em seus negócios principais. A informação é do The Wall Street Journal.

Em uma carta enviada nesta segunda-feira, 9, a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, o investidor disse que as mudanças, que incluem até US$ 570 milhões em redução de custos anuais e US$ 4 bilhões em recompra de ações, poderiam adicionar US$ 11,70 por ação ao preço das ações da empresa, ou um aumento de cerca de 27%.

Um representante do Yahoo disse em um comunicado que a empresa mantém um diálogo aberto com todos os seus acionistas e que continua empenhada na execução continuada de sua estratégia.

No documento, além da pressão por mudanças, Smith elogiou os planos do Yahoo em realizar a cisão de seus quase US$ 40 bilhões no Alibaba, como um bom primeiro passo, mas disse que o movimento não é o suficiente para enfrentar os desafios atuais da empresa. O Yahoo tem lutado com declínios contínuos nos negócios de publicidade em seu portal na internet.

"Continuar a investir grandes somas para alterar a posição competitiva do Yahoo nos mercados ou categorias de produtos onde a empresa tem pouca história de sucesso no passado vai provar uma cara tentativa de produzir negócios em subescala", escreveu ele. "Em vez disso, acreditamos que o Yahoo deve se esforçar para alcançar as eficiências de escala e redução de custos, que são necessárias para sobreviver em uma indústria de publicidade na internet cada vez mais comoditizada e com preço competitivo", sugeriu.

Em outubro do ano passado, Smith chegou a pressionar pelo spin-off do Yahoo, que resultaria em duas empresas – uma delas consistiria na atividade principal, que é o Yahoo.com. e a segunda empresa ficaria responsável por gerenciar as participações do Yahoo no Alibaba e no Yahoo Japan. A razão da insistência do investidor pela separação do Yahoo estava no fato de acreditar que as participações do Yahoo no Alibaba e no Yahoo Japan valiam mais do que os cerca de US$ 40 bilhões de valor de mercado da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.