Governo dos EUA aprova transição da tutela da IANA

0

Após mais de dois anos de discussões e apesar de ameaças do partido republicano de tentar adiar a decisão, o governo norte-americano aprovou nesta quinta-feira, 9, a proposta da comunidade multissetorial para a transição das funções da Internet Assigned Numbers Authority (IANA), órgão que trabalha nas funções técnicas do sistema de nome de domínio (DNS) da Internet. A secretaria de telecomunicações do departamento de comércio dos EUA (NTIA) anunciou que a proposta atende a todos os critérios e princípios técnicos para a privatização da tutela da entidade. Além disso, um painel de especialistas em governança da Internet revisou de forma paralela a documentação e concluiu que "está consistente com princípios sólidos de boa governança".

A proposta foi submetida pela comunidade internacional em março deste ano propondo substituir a tutela das funções da IANA para o modelo multissetorial no qual os acordos entre clientes e operadores dessas funções técnicas fossem realizados diretamente, especificando termos para manutenção de desempenho. Além disso, estabelece provisões para melhorar a "prestação de contas" (accountability) da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), com quem a NTIA tinha contrato para executar as funções da IANA, à comunidade multissetorial, como o poder de impor à diretoria da ICANN garantias para que ela se mantenha focada e limitada em sua missão técnica.

"O plano desenvolvido pela comunidade vai fortalecer a abordagem multissetorial que ajudou a Internet a crescer e prosperar enquanto mantém a estabilidade, segurança e abertura com a qual os usuários pelo mundo dependem hoje", afirmou em comunicado o secretário de comunicações e informação da NTIA, Lawrence Strickling. A entidade alega que a transição ajudará o setor privado a tomar decisões relacionadas ao aspecto técnico da Internet. Naturalmente, ajudará também os EUA, já que acaba com a justificativa de "alguns governos estrangeiros" de que o DNS deveria ser liderado justamente por governos.

Há ainda trabalho a fazer no processo de transferência de tutela. A NTIA diz estar procurando os stakeholders, incluindo equipe e líderes do Congresso norte-americano, para garantir que estejam todos cientes da proposta e da aprovação. Além disso, a ICANN e a companhia de segurança (contratada pelo governo dos EUA) Verisign precisam completar os testes técnicos da mudança operacional mantendo a integridade das funções.

Após essa etapa, a ICANN deverá estabelecer os acordos para a prestação de contas operacional e expectativas de desempenho das funções da IANA, como acordo de nível de serviço (SLA). Precisa ainda definir os requisitos de estruturas da comunidade, como a IANA pós-transição, o comitê permanente de cliente e o comitê de revisão de melhoria da zona-raiz. A entidade tem até 12 de agosto deste ano para repassar um planejamento à NTIA que funcione até o dia 30 de setembro, quando expira o contrato das funções da IANA. Até por isso, a transição só poderá ocorrer após essa data.

Embates políticos

Foi exigido que a tutela ficasse necessariamente com a administração de um modelo multissetorial, mantendo a estabilidade, segurança e resistência do sistema. Também era necessário atender às "necessidades e expectativas" de clientes globais e parceiros de serviços da IANA. Além disso, até para acalmar críticas que acusavam a administração Barack Obama de colocar a Internet nas mãos de outros países (especialmente China e Rússia), não seria possível substituir o papel da NTIA – por si só, uma secretaria do governo dos EUA – por uma solução liderada por outro governo ou organização intergovernamental.

A proposta de transição para a comunidade internacional foi um dos grandes pilares ainda na época da formação do NetMundial, que aconteceu em abril de 2014, em São Paulo. Com a grande mobilização em torno do assunto, a ICANN anunciou com a NTIA em março daquele ano que executaria a privatização, desde que atendidas as exigências. Inicialmente prevista para setembro do ano passado, quando vencia o contrato com a NTIA, a proposta de transição levou um ano a mais para ficar pronta, mas enfim, foi aprovada. Vale lembrar, inclusive, que durante esse processo, em março deste ano, o ex-presidente da ICANN, Fadi Chehadé, chegou a acusar o Brasil, um dos países com voz mais ativa no processo de governança da Internet com modelo multissetorial (baseado na experiência bem sucedida do Comitê Gestor da Internet – CGI.br), de querer instituir o controle governamental da IANA. A declaração gerou mal estar com a delegação brasileira e, em seguida, uma retratação de Chehadé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.