Nissan implementa sistema de contagem de veículos utilizando drones

0

Investindo em novas tecnologias – alinhadas com a Nissan Intelligent Mobility, visão da marca para transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade – a Nissan do Brasil implementou o uso de drones para a elaboração dos inventários do Complexo Industrial de Resende. A novidade reduz consideravelmente o tempo gasto na atividade, além de garantir maior confiabilidade às informações.

A nova tecnologia, implementada pela consultoria e auditoria EY, mapeia os dois pátios da fábrica, que acomodam atualmente cinco modelos da linha de produtos da marca: o Nissan March, Nissan Versa, Nissan Kicks, Nissan Sentra e Nissan Frontier.

O sistema funciona identificando a área dos pátios para a parametrização do voo do drone em toda a extensão necessária. Na sequência, o software e o drone são configurados para realizar a sobreposição de fotos, o que resulta em mais qualidade e quantidade de imagens. Por fim, o equipamento sobrevoa toda a área capturando as imagens e gerando mapas em formato 2D e 3D dos pátios, que são capazes de identificar os diferentes modelos e cores.

O uso da nova tecnologia agilizou o processo de mapeamento, que antes levava cerca de 3 dias para ser realizado, e permitiu que os funcionários antes alocados para essa função desempenhem outras atividades.

"A inserção dos drones para a contagem dos pátios garante maior eficácia e agilidade para a produção do inventário, auxiliando o processo de auditoria externa. Com a novidade, a margem de acerto é de 100%. Antes, a contagem manual exigia muitas checagens para impedir equívocos", disse Joubert Ferreira, gerente financeiro da Nissan do Brasil e Controler da planta da Resende.

O Complexo Industrial da Nissan em Resende, que completou cinco anos de operação em 2019, já recebeu mais de R$ 2,6 bilhões de investimento e conta com um ciclo completo de produção. As atividades na unidade vão desde a área de estamparia até as pistas de testes, passando pela chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade, além da fábrica de motores.

Além dos investimentos na área de verificação dos inventários, a unidade do sul-fluminense é pioneira na utilização da tecnologia a favor da sociedade. A fábrica conta com 97 robôs e 167 AGV's (Automatic Guided Vehicles), veículos guiados automaticamente, responsáveis por otimizar o tempo de produção, facilitando o processo e o transporte dos carros na linha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.