Brasil sediará encontro sobre governança da internet em 2014

0

O Brasil sediará, no ano que vem, um encontro para discutir as mudanças necessárias para a governança da internet. A decisão ocorreu depois do encontro entre o presidente da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (Icann, na sigla em inglês), Fadi Chehadè, e a presidente Dilma Rousseff.

Chehadè declarou que solicitou à presidente que elevasse sua liderança a um novo nível, "de modo a assegurar que todos possamos nos reunir em torno de um novo modelo de governança, em que todos sejamos iguais", citando as denúncias de espionagem envolvendo a comunicação de autoridades e cidadãos brasileiros, dentre eles a própria presidente, a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia. O presidente da Icann disse ainda que as futuras decisões sobre como os líderes poderão gerir a internet devem ter como base os princípios do marco civil brasileiro, que tramita no Congresso Nacional.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, também se encontrou com Fadi Chehadè na última segunda-feira, 7, para iniciar os debates sobre mudanças na governança da internet, e disse que as articulações devem começar ainda este ano. Segundo ele, a necessidade de um novo órgão gestor da internet passa pela participação de múltiplos atores, não só do governo, e que acadêmicos e industriais precisam participar do debate, pois refletem sobre o direito e fazem a gestão da infraestrutura da internet.

O presidente da Icann disse que as empresas de telecomunicações devem também participar da conferência. "Elas são parte integrante da família com a qual precisamos trabalhar", afirmou. Já Paulo Bernardo informou que a sugestão de Dilma é que o evento ocorra em abril de 2014, no Rio de Janeiro. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.