Planta de Confecção 4.0 será instalada no evento Inspiramais

0

O Inspiramais levará para São Paulo, nos dias 16 e 17 de janeiro, a planta-modelo de Confecção 4.0 do SENAI CETQT. O projeto marca a integração entre os espaços virtual e físico – ligando consumidor, produtos, máquinas, softwares, sistemas produtivos e a cadeia de suprimentos e distribuição.

O protótipo, criado pelo Senai Cetiqt, com apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), foi inaugurado durante a Convenção de Moda Internacional Apparel Federation (IAF), que aconteceu no Rio de Janeiro, em outubro último. Seu objetivo é demonstrar como funcionará esta nova indústria, tornando possível visualizar uma operação que está sendo implantada no setor.

A instalação será um espaço real de como será essa confecção avançada e a interação entre máquina e sistemas, pessoas e seus produtos, num processo no qual o consumidor escolherá antecipadamente cada detalhe da peça que quer comprar. As roupas serão feitas de modo exclusivo, com as características propostas pelo comprador, desde o modelo (por exemplo: calça legging, capri, corsário e/ou bermudas) até as cores e estampas. Essa integração entre consumidor e indústria é o grande diferencial da manufatura. Trata-se de customização em massa, possibilitada pela tecnologia.

Para o presidente da Abit, Fernando Pimentel, a nova revolução industrial, num futuro mais próximo do que se imagina, exigirá mais capacitação profissional. "O setor têxtil e de confecção está entre os líderes da economia que estão puxando a indústria 4.0. Em 2016, lançamos o livro sobre a Quarta Revolução Industrial – uma visão para 2030, e, em outubro recente, realizamos o maior Congresso Internacional da indústria da Moda de 2017 onde os temas compliance e indústria 4.0 foram discutidos por dois dias. A preocupação com o emprego é real, pois deverá entrar em cena um profissional mais qualificado. Porém, este novo modelo de negócios não será necessariamente para todas as empresas, nem para a totalidade de uma operação industrial. O importante é entender que a economia digital está mudando o modo de produzir e o mindset das pessoas".

O Inspiramais, que acontecerá no Centro de Eventos Pró-Magno, no bairro da Casa Verde, em São Paulo, é um salão de design e inovação de materiais. Reunirá fabricantes nacionais e internacionais de roupas, calçados, joias, móveis e outros segmentos, para alinhamento de coleções e abertura de novos negócios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.