Fundo chinês oferece US$ 1,2 bilhão para adquirir Opera Software

0

O conselho de Opera Software, pioneiro navegador norueguês, concordou em sua aquisição no valor de US$ 1,2 bilhão por um consórcio de investidores chineses. A empresa colocou-se à venda em agosto, quando contratou o banco de investimentos Morgan Stanley para prospectar qualquer interessado em adquiri-la.

O motivo dessa decisão foi devido à queda contínua nos lucros, perda de valor de mercado de empresas de navegadores, agravada por vendas de publicidade abaixo do previsto.

O consórcio de investidores chineses inclui a empresa de segurança Qihoo 360, que no passado já investiu no app de encontros Grindr; e a empresa de Internet, Beijing Kunlun Tech. O acordo é apoiado por fundos de investimentos chineses  Golden Brick e Yonglian.

Além do navegador Opera popular em partes da Europa Oriental e da Ásia Central, a empresa também oferece o serviço de rede privada virtual SurfEasy. Ele também tem a propriedade intelectual em navegadores móveis e web, tecnologia que está incorporado em uma série de outros dispositivos inteligentes.

"A transação permite que a Opera tenha acesso à extensa base de usuários de internet de Kunlun e Qihoo na China, bem como o financiamento e outros apoios do Consórcio. Ao mesmo tempo, Kunlun e Qihoo seriam capazes de realizar venda cruzada dos seus produtos e serviços para a base de usuários Opera, e se beneficiar da plataforma de publicidade móvel", disse a empresa em um comunicado nesta quarta-feira, 10.

Os compradores parecem estar dispostos a adquirir Opera – cujo preço de fechamento aumentou 53% na quinta-feira passada, antes das ações da companhia serem suspensas na sexta-feira pela bolsa de valores de Oslo, devido aos rumores de uma aquisição. Em comunicado feito pela Kunlun, diz que o objetivo do grupo é consolidar a sua posição de liderança internacional no mercado da internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.