Yahoo nomeia novos membros para o board para enfrentar disputa com acionistas pelo controle da empresa

0

Às voltas com a ameaça de uma "proxy fight" (disputa entre acionistas para obtenção de procurações junto a outros acionistas com objetivo de conquistar o controle da empresa) para substituição de membros do board, o Yahoo anunciou nesta quinta-feira, 10, a nomeação de dois novos diretores. Com isso, a empresa aumentou de sete para nove o número de membros do Conselho de Administração.

Os novos diretores — Catherine Friedman, ex-executiva do Morgan Stanley, e Eric Brandt, ex-diretor financeiro da Broadcom Corporation — ocuparão os assentos deixados recentemente pelo empresário da área de tecnologia Max Levchin, e pelo fundador da corretora Charles Schwab. O prazo para a nomeação de novos membros era até final deste mês.

Com a escolha dos novos membros do board, o Yahoo quer sinalizar que controla o Conselho, e não os acionistas que ameaçam substituir os diretores por pessoas de sua confiança, disseram especialistas ao USA Today. "É um indicativo de que a empresa não vai esperar para ver o que contece", disse ao jornal americano Eleanor Bloxham, CEO da Value Alliance e da Corporate Governance Alliance.

O executivo se refere ao Starboard Value, fundo de hedge especializado em campanhas de acionistas ativistas, que continua a pressionar por uma "grande reforma" no Yahoo, corte de custos e para que faça a separação (spinoff) de sua participação no Yahoo Japan. A empresa chegou até mesmo a defender que o Yahoo venda ativos de web estratégicos, como o Yahoo Sports e Yahoo Mail.

O fundo de hedge — que liderou em 2014 uma proxy fight com sucesso no Darden Restaurants, proprietário da rede de restaurantes Olive Garden — alertou o Yahoo que caso se recuse a atender essas exigências poderá enfrentar uma "batalha cara e feroz" no Conselho de Administração.

No fim de fevereiro, pessoas com conhecimento dos planos da Starboard disseram que o CEO, Jeff Smith, até estava preparado para nomear, no final deste mês, membros de uma lista de candidatos dos adversários da atual diretoria. Mas que, provavelmente, diante da ameaça de uma proxy fight decidiu nomear alguns de seus candidatos para o Conselho.

Em meio à forte pressão dos acionistas, a CEO Marissa Mayer disse recentemente que irá prosseguir com seu plano de corte de custos US$ 400 milhões e reduzir o quadro de pessoal em cerca de 15%. Ela também se comprometeu a criar uma comissão especial para reavaliar a venda de alguns ativos.

Em comunicado no mês passado, o Yahoo informou que contratou três bancos de investimento para avaliar potenciais ofertas para os seus sites e outros ativos. A companhia também está considerando tornar seu negócio de internet em empresa independente e se desfazer da participação de 15% que detém no portal chinês Alibaba.

As ações do Yahoo caíram 53 centavos, ou 1,6%, para US $ 32,98 no pregão matinal quinta-feira. Suas ações caíram cerca de 23% no último ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.