5G Americas: banda larga é fundamental para disseminar e-Governo na AL

0

De acordo com o relatório "E-Governo na América Latina", divulgado pela 5G Americas, a busca pela transparência na América Latina representa um forte impulso e uma oportunidade para iniciativas de e-Governo.

O relatório revela que 15 países da América Latina e do Caribe são membros da Aliança para o Governo Aberto (AGA), uma iniciativa multilateral que pretende ampliar o compromisso de cada estado com as iniciativas de Governo Aberto. De acordo com o documento "Plano de governo aberto – Um mapa para governos regionais" publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em 2013 já existiam 328 iniciativas de e-Governo na região.

As várias iniciativas de E-Governo podem ser implementadas por administrações nacionais ou em outros níveis de governo, por exemplo, pelas províncias, estados e municípios, e oferecem vários benefícios para a população e para a sociedade. Esses benefícios, entre outros, incluem mais transparência em ações do governo, acesso mais fácil às informações e processos simplificados para a população, economizando tempo e dinheiro.

O estudo da 5G Americas destaca o fato de que a banda larga sem fio desempenha um papel chave na expansão desse tipo de iniciativa para alcançar o maior número possível de pessoas. De um lado, a tecnologia oferecer acesso em zonas remotas, rurais ou que apresentam dificuldades de cabeamento, e é capaz de ampliar a conectividade com mais facilidade e de maneira mais eficiente. Por outro lado, o número de smartphones que já existe nessa região já representa uma oportunidade para alcançar ainda mais pessoas através dos aplicativos.

Por esse motivo, a entidade acredita que a adoção de políticas que facilitam a expansão da banda larga sem fio, aumentando a disponibilidade de espectro para esse tipo de serviço e reduzindo a burocracia na implementação de infraestrutura, será fundamental para acompanhar o avanço do E-Governo na região. Da mesma maneira, a adoção de políticas públicas que aumentam a penetração de smartphones e estratégias para massificar a criação de aplicativos será chave para levar os benefícios do e-Governo ao maior número possível de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.