Edital de Inovação para a Indústria seleciona projetos de startups que utilizem impressão 3D em calçados

0

Impressoras 3D são capazes hoje de imprimir quase tudo: de paredes a alimentos. O uso dessa tecnologia no mercado de calçadista é foco do desafio lançado pela FCC, especializada em componentes e adesivos para calçados, por meio do Edital de Inovação para a Indústria. A empresa vai selecionar até três startups que apresentem projetos para impressão de solados com foco no design e na redução de peso do produto. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro no site do Edital.

Cada proposta escolhida terá financiamento de até R$ 200 mil e será executada durante 12 meses. A startup parceira será suprida pela FCC com os materiais necessários para desenvolvimento do projeto, assim como com a expertise da empresa em ciência dos materiais, caso seja necessário ajustar suas propriedades. A chamada também busca soluções inovadores em design de um solado que não poderia ser fabricado com processo usal de injeção. Os produtos devem ser funcionais, atendendo os requisitos usuais.

A manufatura aditiva, uma das tecnologias da chamada Indústria 4.0, deposita, camada a camada, material para elaboração das peças. Seu uso permite maior flexibilidade e agilidade no desenvolvimento de novos produtos.

O objetivo da chamada é desafiar startups a utilizarem essa tecnologia com elastômeros termoplásticos e outros materiais de dureza baixa, processo ainda difícil de ser realizado. A avaliação é que os projetos vão beneficiar toda a indústria calçadista. O Brasil é o quarto maior produtor de calçados do mundo, com 900 milhões de pares ao ano.

Na primeira fase de seleção, serão escolhidas 10 startups, que passarão para uma segunda etapa. A escolha das vencedoras será feita pela FCC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os projetos serão desenvolvidos na rede de 26 Institutos SENAI de Inovação e de 58 Institutos SENAI de Tecnologia espalhados pelo país.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do SENAI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Na edição de 2018, a iniciativa possui cinco categorias, entre as quais a categoria C: Empreendedorismo Industrial, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.