Rede da Oi registra 7 TB de dados trafegados na CCXP 2018

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"Um verdadeiro teste de uma prova de Fórmula 1", essa analogia pode servir de comparação em relação a infraestrutura de TI e Telecom montada pela operadora Oi durante a realização do CCXP – Comic Con Experience 2018, em São Paulo, que recebeu mais de 260 mim visitantes nos 4 dias do evento.

Para se ter uma ideia da dimensão do evento, a Oi registrou mais de 460 mil conexões à rede Oi WiFi, que geraram mais de 7 TB de dados trafegados – volume 1,22 maior do que foi registrado na final da Copa do Mundo de 2014, em que a Oi também foi a fornecedora de soluções de telecom. O tráfego total da rede da Oi na CCXP equivale a 1,98 milhão de fotos em alta resolução, 3 mil horas de streaming de vídeo, 350 mil horas de jogo de futebol online e 175 mil horas de jogo de guerra online.

Centro de Gerenciamento de Serviços

A fim de garantir a alta disponibilidade e segurança desse volume de dados, a Oi fez um trabalho prévio de cabeamento de fibra ótica em todo o pavilhão; instalação de 200 equipamentos em pontos estratégicos e um CGS (Centro de Gerenciamento de Serviços) que monitorou toda infraestrutura de TIC, inclusive com uso de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), para controle de abertura de portas, energia e temperatura de equipamentos desses pontos estratégicos do pavilhão.

Gustavo Brambila, diretor de Infraestrutura da Oi, explica que isso exigiu um planejamento prévio para instalação de redes em anéis, links de altíssima capacidade (10Gbps), acesso gerenciado de WiFi para garantir melhor qualidade de conectividade aos visitantes, dentre itens que foram monitorados real time pela equipe da Oi. O executivo explica que diversos NOCs e o centro principal da Oi no Rio de Janeiro participaram da operação, controlando o trafego e acesso vindos exterior, que serve ao mesmo tempo para as equipes adquirirem experiência profissional nesses tipos de serviços.

Além disso, a Oi, em parceria com a Huawei, montou uma plataforma de vídeo monitoramento inteligente, para garantir a segurança de locais estratégicos do evento, para evitar aglomeramentos nas filas e outros tipos de incidentes. O sistema oferece, ainda, através de uma plataforma de armazenamento e análise de imagens, a detecção de acesso indevido à área restrita e comportamentos suspeitos, reconhecimento facial automático, entre ouros recursos. A solução já está em uso em várias cidades da Europa, Ásia e América Latina.

Também disponibilizou Oi WiFi em toda área do Omelete Stage (estúdio e zona de autógrafos), na Game Arena (área de competições para 1000 pessoas sentadas) e na Creators (ponto de encontro de influenciadores), com links de dados de altíssima capacidade (10Gbps).

Este foi o segundo ano da Oi como patrocinadora do evento que reuniu os amantes da cultura geek. Depois desse evento, operadora irá trabalhar com um serviço similar (porém em menor proporção) no prêmio e-Sports, no Memorial da América Latina, dia 19 de dezembro, em São Paulo. A empresa já contabiliza experiência em fornecer serviços de Telecom e TI para 3 edições do Rock In Rio, Cúpula Rio +20 e Copa do Mundo 2014.

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