Google encerrará serviço de notícias na Espanha devido à nova legislação

0

O Google anunciou que encerrará seu serviço de notícias Google News na Espanha na próxima terça-feira, 16, em resposta a uma lei local que deve entrar em vigor em janeiro, a qual obrigará sites da web a pagar uma taxa às editoras espanholas pelo conteúdo que veicularem, segundo informa o jornal britânico Financial Times. As demais operações do Google no país não serão afetadas.

"Estamos muito tristes em anunciar que, devido às mudanças na legislação espanhola, estaremos retirando editoras espanholas do Google News e fechando o Google News na Espanha", disse Richard Gingras, chefe do serviço de notícias do gigante das buscas. Em todo o mundo, o Google envia cerca de 10 bilhões de cliques por mês para os editores de notícias, com 1 bilhão proveniente do Google News, segundo dados da empresa.

Ainda de acordo com a publicação, o valor das taxas que o Google iria incorrer ao continuar o seu serviço de agregação de notícias espanholas não foi revelado. No entanto, a falta de pagamento das taxas pode desencadear uma multa de até 600 mil euros.

O movimento é um sinal de que o Google está tomando uma postura mais dura para a avalanche de desafios legais que tem enfrentado na Europa, indicando que pode fechar os serviços na região, se o clima de regulamentação torna-se demasiado inóspito. No fim de novembro, o Parlamento Europeu aprovou uma moção, convocando os reguladores a considerar a dissolução do gigante das buscas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.