Ford vai oferecer serviços gratuitos na nuvem para motoristas

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A Ford anunciou uma parceria com a Pivotal, joint venture formada pela EMC e VMware que atua no fornecimento de serviços, software e soluções de TI, para oferecer serviços gratuitos de orientação, aplicativos e soluções de mobilidade para os consumidores na nuvem. A montadora tem essa operação como um passo importante na introdução do FordPass, novo serviço de conectividade marca, que deve ser iniciado em abril na América do Norte, antes de chegar a novos mercados, como o Brasil, no fim deste ano.

O serviço será disponibilizado tanto para proprietários de veículos Ford como de outras marcas. A proposta é oferecer dia e noite, via smartphone, orientação aos motoristas sobre a melhor forma de chegar ao seu destino e reservar estacionamento, entre outras facilidades.

Os veículos Ford equipados com o SYNC Connect — aplicativo baseado em conectividade 4G LTE para automóveis — acessarão o FordPass também para partida remota, travamento e destravamento das portas, checagem do nível de combustível, óleo, bateria, pressão dos pneus, bem como localização onde ele está estacionado.

A parceria com a Pivotal dará cesso a uma série de softwares desenvolvidos em uma plataforma de computação em nuvem, que permitirá aos engenheiros das duas empresas desenvolver continuamente novas experiências para os associados do FordPass, com a "velocidade de uma startup".

"Trabalhando em parceria com a Pivotal, a Ford poderá rapidamente adicionar novos recursos e soluções de mobilidade para os associados do FordPass, da maneira que melhor atenda as necessidades de cada um", diz Elena Ford, vice-presidente de Experiência do Consumidor e Distribuição Global da Ford.

Um dos primeiros programas beneficiados por essa parceria é o serviço de carona inteligente para os empregados da sede da Ford em Dearborn, nos EUA — o Dynamic Shuttle —, iniciado como projeto piloto. Quando um usuário faz um pedido de carona, o software determina qual o melhor veículo para atender a solicitação sem aumentar o tempo de viagem dos passageiros que já estão a bordo, informando o tempo de espera e duração do trajeto. Se o passageiro aceitar, o pedido é enviado para a interface de navegação do motorista, junto com a rota mais eficiente para atender as solicitações de todos os passageiros.

"Há mais de 100 anos, a Ford transformou o modo como o mundo se move. Agora, a parceria com a Pivotal permitirá à Ford fazer isso novamente, oferecendo uma grande variedade de serviços de mobilidade por meio do FordPass", afirma Rob Mee, presidente da Pivotal.

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