NSA teme que Snowden divulgue detalhes sobre espionagem ao governo chinês

0

A Agência de Segurança Nacional (NSA) americana teme que os dados obtidos pelo ex-técnico Edward Snowden possam revelar detalhes dos programas de espionagem ao governo chinês, segundo notícia publicada na última quinta-feira, 11, pelo jornal The Washington Post. O ex-agente de segurança denunciou a existência do programa de espionagem eletrônica e telefônica Prism, da NSA e do FBI (polícia federal americana). Ele também revelou que as agências de inteligência dos Estados Unidos coletam dados dos servidores das empresas de internet mais importantes do país.

A NSA teme que Snowden tenha tido acesso a informações sobre espionagem internacional que prejudique as operações no futuro porque elas podem revelar as vulnerabilidades de países como a China. Se novas revelações vierem à tona, autoridades americanas temem que sejam revelados detalhes dos métodos de coleta de informações, permitindo que países estrangeiros solucionem suas vulnerabilidades atuais.

Segundo um dos funcionários consultados pelo jornal americano, o ex-agente teve acesso a centenas de milhares de páginas de informação das redes internas da NSA. "Estamos profundamente preocupados", disse um oficial sênior de inteligência. Mas outra das fontes considera que devido ao que foi revelado até agora não parece que o jovem tenha a sua disposição dados de inteligência de maior valor.

O jornal americano e o inglês The Guardian foram os que divulgaram em primeira mão os documentos secretos copiados por Snowden, revelando que agências de inteligência americanas tinham acesso livre a central de servidores de nove companhias de internet, entre elas Microsoft, Yahoo, Facebook, Skype, YouTube, Apple, PalTalk, AOL e Google.

O jornalista do Guardian, Glenn Greenwall, com quem Snowden manteve contato para iniciar a divulgação dos documentos sobre espionagem, advertiu que, se acontecer algo com seu informante, toda a informação da qual teve acesso será publicada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.