Prestes a abrir capital, Alibaba vende divisão de crédito do Alipay à sua controladora

0

O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba vai realizar o spin-off (separação) da última de suas principais unidades financeiras, antes de sua oferta pública inicial de ações (IPO) na Bolsa de Nova York esperada para o próximo mês. A companhia decidiu vender a divisão de crédito de sua empresa de pagamentos online Alipay à sua controladora Small and Micro Financial Services, a fim de obter uma fatia maior dos lucros da filial, de acordo com um novo documento arquivado junto a órgãos reguladores americanos nesta terça-feira, 12.

De acordo com o documento, o Alibaba vai vender a unidade, que prevê o financiamento de pequenas e médias empresas que estavam vendendo produtos em mercados do Alibaba, por US$ 518 milhões em dinheiro e taxas anuais de sete anos. Com a venda, os ativos de serviços financeiros serão detidos por cidadãos chineses em vez dos investidores globais que podem comprar ações no IPO do gigante chinês. O documento modifica o contrato firmado em 2011 entre o Alibaba e a Small and Micro Financial Services – que é controlada pelo co-fundador do grupo chinês, Jack Ma – quando o Alipay foi vendido à empresa.

Sob o acordo revisto, o Alibaba, que até então recebeu 49,9% do lucro bruto da Alipay, receberá 37,5% do mesmo. Caso a Small and Micro Financial Services abra capital ou seja vendida, o Alibaba pode escolher se quer continuar a receber 37,5% do lucro ou deter um terço de participação no capital da empresa.

"Acreditamos que esta reestruturação irá fortalecer e beneficiar a nossa empresa, bem como uma melhor posição nos para o crescimento futuro", declarou a companhia no prospecto. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.