NSA diz que Snowden usou senha de colega para ter acesso a documentos confidenciais

0

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos disse em memorando enviado ao Congresso americano na quinta-feira, 13, que um funcionário civil da NSA foi forçado a se demitir depois de ter admitido que deu a sua senha a Edward Snowden, sem saber que iria ser usada para revelar informações secretas.

A agência de serviços secretos disse ainda que, depois de uma longa investigação para "atribuir responsabilidades" sobre a divulgação de segredos de inteligência por Snowden, que outras duas pessoas ligadas à NSA estão implicadas no vazamento de informações — identificados apenas como um militar da ativa e outro contratado por uma empresa externa —, as quais foram afastadas da agência em agosto do ano passado. O responsável jurídico da NSA, Ethan Bauman, informa, porém, que nenhum dos três funcionários tenha sido acusado de cumplicidade com Snowden.

A existência do memorando foi revelada em primeira mão pela NBC News e tinha a intenção de responder a consultas do Congresso sobre quem, além de Snowden, seria responsabilizado pelas falhas de segurança que levaram à divulgação das informações. A resposta parece indicar que nenhum dos altos funcionários da NSA, como o diretor da inteligência nacional, será advertido ou demitido.

De acordo com o memorando da NSA, a confissão do civil foi feita no dia 18 de Junho do ano passado, duas semanas depois de os jornais The Guardian e The Washington Post terem publicado a primeira notícia sobre o programa de espionagem do governo americano. "Sem que o civil se tivesse percebido, o sr. Snowden conseguiu apoderar-se de sua senha, o que lhe permitiu ter um acesso ainda mais vasto às informações classificadas", diz o memorando. Apesar de não estar a par das intenções de Snowden, o funcionário sabia que o analista não tinha autorização para acessar àquele tipo de informação, afirma a agência.

A senadora Dianne Feinstein, do Partido Democrata, da Califórnia, que chefia o Comitê de Inteligência do Senado, sugeriu que deveria haver legislação que restringisse severamente o acesso de funcionários contratados por empresas externas aos sistemas de agências de inteligência.

O jornalista americano Glenn Greenwald, que tem escrito a maioria das notícias sobre os documentos obtidos por Snowden, deixou um comentário irônico na sua conta no Twitter sobre a veracidade do memorando da NSA. "Não há nenhum razão para ser cético em relação a um memorando preparado pela NSA sobre Snowden e feito para ser divulgado ao público."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.