Bancos investiram R$ 21,5 bilhões em TI no ano passado

0

Os bancos brasileiros investiram em 2014 cerca R$ 21,5 bilhões em TI, o que representa 18% do total de investimentos de todo tipo de indústrias, valor que está próximo aos realizados por países como Estados Unidos e França. O desenvolvimento de softwares apresenta, em 2014 na comparação com 2013, o maior incremento em volume de investimento (16%), seguidos por hardware (6%), telecom (2%) e outros (1%).

Segundo Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia Bancária da Febraban e gerente geral da área de TI do Banco do Brasil, "esses investimentos reforçam a preocupação dos bancos com a prestação de serviço e com a experiência do cliente para oferecer mais eficiência e comodidade em seus canais de atendimento''.

"O desafio do setor é planejar esse investimento de forma adequada, balanceando eficiência e experiência do consumidor por meio de uma plataforma integrada de canais e de ofertas aos clientes", complementa.

Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014, divulgada nesta terça-feira, 14, que mostra a evolução da indústria bancária e dos canais do atendimento. Ela foi realizada em parceria com a Strategy& (PwC) com 20 bancos, que juntos representam 95% de todas as agências e 90% dos ativos bancários.

Canais de atendimento

A pesquisa aponta que 52% das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking, sendo que 47% das contas correntes ativas (51 milhões) realizam transações utilizando internet banking e 24% (25 milhões), smartphones.

Em mobile banking, houve um crescimento significativo no volume de movimentações financeiras em 2014 quando comparado ao ano anterior. Transferências, DOCs, TEDs e pagamentos de contas apresentaram incremento de 180%, totalizando 260 milhões de transações. Outro destaque foi a contratação de crédito, que registrou um aumento de 190% e chegou a 10 milhões de transações.

Em internet banking o crescimento foi de 8% no número de transferências, DOCs e TEDs e de 11% no pagamento de contas. Juntos, esses serviços somam mais de 1,5 bilhão de transações. A contratação de crédito por esse meio também teve alta de 20% (representando um montante de 40 milhões).

Mesmo com as altas porcentagens de incremento, ainda há muito potencial a ser explorado, já que internet e mobile somam 20% do volume de operações com movimentações financeiras. Apesar das estatísticas, a entidade não arrisca quando as transações serão o principal meio usado pelos correntistas.

"A consolidação do uso dos canais digitais é resultado de um investimento muito grande da indústria para garantir um ambiente seguro e oferecer interfaces cada vez mais amigáveis, melhorando assim a experiência dos clientes; ao mesmo tempo em que reflete o momento atual vivido pelo Brasil, no qual a melhoria do acesso à internet e a alta penetração dos smartphones, que deve chegar a 41% em sete anos, também possibilitam que os usuários tenham uma infraestrutura adequada para utilizar esses meios", explica Fosse, informando ainda. que do total do orçamento investido em 2014, RS$ 21,5 bilhões, cerca de 10% são aplicados em soluções para garantir a segurança das transações;

Mesmo com o aumento do uso de canais digitais o número de agências bancárias continua crescendo em todo o país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que mantiveram um aumento acima dos 5%, o dobro da média nacional.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentam níveis semelhantes de penetração por agência, cerca de 25 a 30 agências para cada 100 mil pessoas da População Economicamente Ativa (PEA). Apesar de não ter apresentado número, o diretor da Febraban diz que o numero de transações com cheques de um ano para outro continuam estáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.