TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Preços de produtos vendidos pela web têm ligeira deflação em junho

Postado em: 15/07/2013, às 11:33 por Redação

Os preços dos produtos comercializados pela internet registraram deflação de 0,13% em junho, o que representa uma queda de 0,81 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando se observou inflação de 0,68%, e um aumento de 2,57 pontos percentuais em relação à deflação observada em junho de 2012 (-2,70%), de acordo com o índice e-Flation. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a Íconna, monitora as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.

Apesar da deflação no mês, no acumulado do primeiro semestre a inflação de produtos vendidos online já atinge 5,21%. Na soma dos últimos 12 meses, o índice registra de 1,18%, aumento de 2,60 pontos percentuais em relação a igual período do ano anterior.

Entre as principais categorias responsáveis  pela deflação em junho estão livros (-0,29%), medicamentos (-0,22%), brinquedos (-0,18%), perfumes e cosméticos (-0,04%), telefonia e celulares (-0,04%), CDs e DVDs (-0,03%) e cine e fotos (-0,01%). Informática, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, perfumes e cosméticos e brinquedos foram as únicas categorias que registraram inflação no período, com alta de 0,29%, 0,20% e 0,16%, respectivamente.

"Com a inflação em alta e a dificuldade de obtenção de crédito, o consumidor está mais cauteloso e selecionando mais os preços na internet, com isso a concorrência entre as lojas virtuais fica mais acirrada, levando a baixas pontuais dos preços, mas as séries acumuladas deste ano e dos últimos 12 meses salienta a tendência de aumento da inflação da economia", ressalta Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial