Vendas de equipamentos de informática e comunicação caíram 9,1% em dezembro, diz IBGE

0

As vendas de equipamentos de escritório, informática e comunicação caíram 9,1% em dezembro, compensando o ganho de 18,8% registrado no mês anterior. Com relação ao mesmo mês de 2014, a queda foi de 15,4%, conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira, 16, pelo IBGE. No ano e em 12 meses, o recuo no comércio de equipamentos de informática e comunicação foi de 1,7%.

De acordo com o IBGE, a queda nas vendas de informática e comunicação reflete não só o quadro de redução de renda real e elevação dos juros, como também, especialmente para informática, um processo de migração dos computadores de mesa para equipamentos de maior portabilidade e custos mais baixos, tais como tablets e smartphones. No quarto trimestre de 2015, os resultados para esse segmento também foram negativos, em 2,6%.

No geral, em dezembro de 2015, as vendas no varejo recuaram 2,7% sobre o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. Nesse mesmo confronto, a variação da receita nominal foi de queda de 1,9%. Para o volume de vendas, a queda registrada em dezembro ocorre após dois meses seguidos com variações positivas nessa comparação, período no qual acumulou crescimento de 1,9%. Com o resultado de dezembro, o indicador de média móvel para o volume de vendas volta ao campo negativo (queda de 0,3%), enquanto a taxa para receita nominal permanece positiva (0,6%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.