TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Programa Amazônia Conectada é lançado oficialmente em Manaus

Postado em: 16/07/2015, às 19:01 por Redação

Os ministros das Comunicações, Ricardo Berzoini, e da Defesa, Jaques Wagner, realizaram, nesta quinta-feira, 16, em Manaus, o lançamento oficial do Programa Amazônia Conectada, que visa utilizar os leitos dos rios da Bacia Amazônica para a instalação de redes de fibra ótica. O primeiro trecho do projeto, inaugurado nesta quinta, é formado por 10 quilômetros de fibras, que completam o anel ótico de Manaus.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o programa pretende implantar 7,8 mil quilômetros de cabos subfluviais e tem como um dos principais objetivos garantir que a população do interior do estado do Amazonas tenha acesso a um serviço de telecomunicações de qualidade. O projeto vai conectar 52 municípios do Estado.

Durante a solenidade, foi assinada uma portaria conjunta entre os Ministérios da Defesa, Comunicações e Ciência e Tecnologia que determina a criação da politica de gestão do Amazônia Conectada. A partir daí, será criado um grupo de trabalho conjunto para definir qual será a atribuição de cada ministério.

O ministro da Defesa, revelou que a construção de um segundo trecho de 200 quilômetros de rede já está em andamento. A previsão, segundo ele, é de que o programa seja concluído nos próximos três anos.

Ao todo, serão cinco infovias: do Rio Negro, do Solimões, do Madeira, do Purus e do Juruá. Segundo o Jaques Wagner, o projeto deve custar cerca de R$ 500 milhões e vai ser executado obedecendo as particularidades da região, evitando o desmatamento da floresta e respeitando terras indígenas.

Internet de banda larga, telemedicina, segurança pública e universidade a distância serão alguns dos benefícios do programa para as populações situadas em pontos remotos da Amazônia. Além disso, o projeto promoverá melhorias nas comunicações militares na fronteira, com ganhos para a defesa nacional.

Outra vantagem do programa, segundo Jaques Wagner, será a de facilitar o controle do desmatamento da Amazônia. A infraestrutura a ser implantada tornará possível o monitoramento de áreas de proteção ambiental por câmaras de vídeo com transmissão de imagens que requerem alto consumo de banda.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial