Neutralidade de rede ainda precisa de definições no judiciário

0

Com a regulamentação do Marco Civil em maio, permaneceram as dúvidas a respeito das exceções à neutralidade de rede. Também ficou indefinido, entretanto, o escopo desse assunto, debatido nesta terça-feira, 16, na Fiesp, em São Paulo. A visão do diretor de assuntos jurídico-regulatórios da Telefônica, José Leça, por exemplo, é que a neutralidade de rede é muito mais restritiva do que argumentam órgãos de defesa do consumidor. Para ele, o debate sobre franquia na banda larga fixa, por exemplo, "não tem nenhum fundamento legal" em relação à neutralidade. "É outra natureza, é de transparência do setor e ferramenta contratual, não dá para dizer que é neutralidade porque, quando o tráfego acaba, você bloqueia todos os sites, não tem nada a ver", argumenta.

Tampouco trataria do bloqueio do WhatsApp – segundo Leça, há quem diga que bloquear um site (após ordem judicial, vale frisar) é atitude discriminatória. Nega ainda que envolva a defesa do consumidor, ou de concorrência desleal. Argumenta que já há mecanismos para evitar abuso de posição dominante, mas que o mercado "não é como (o jogo) Banco Imobiliário, que todo o mundo começa com o mesmo dinheiro", disse. E ressalta que o termo também não pode ser igualado à qualidade de rede. "O desafio é dar o correto escopo ao artigo nono (do Marco Civil, que trata de neutralidade)".

Especialmente, na opinião do diretor da Telefônica, "não podemos colocar neutralidade a ponto de atribuir direito fundamental ao direito de universalização". Ou seja, ele explica que não se pode ter a garantia de tratamento isonômico de pacotes de forma absoluta, uma vez que determinados serviços poderiam ter prioridade em cima de outros. "Serviços mais essenciais, que todo o mundo está acostumado, como energia elétrica, é serviço pago, com base na quantidade de recursos que você usa, e ninguém fala que cortar ou não infringe neutralidade", compara. "Pode ferir outros direitos, mas não a neutralidade."

Apesar dos argumentos, José Leça alega que as operadoras, ou pelo menos a Telefônica, não são contra a neutralidade. "Não é nossa intenção bloquear ou restringir dados", garante. Ele diz que o MCI é uma vacina para não evitar problemas, mas que não há histórico de ocorrência de quebra de neutralidade no País.

Questão de tempo

O juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Alves Braga Junior, argumenta também que a neutralidade "não é absoluta e não é obrigação inquestionável", uma vez que a própria Lei 12.965/2014 considera exceções. Mas ressalta que o uso abusivo deve ser coibido, citando um processo de uma empresa de data center e serviços de comunicação, IP Globe, contra o provedor brasileiro UOL. A ação dizia que o portal estaria bloqueando acesso ao conteúdo originado da IP Globe por ser difusão de propaganda em massa não solicitada – spam. "Em resposta, a IP Globe disse que o UOL também manda spam para clientes, então estaria fazendo discriminação, bloqueando o conteúdo de publicidade", conta. Segundo ele, a decisão em primeiro grau reconheceu a atividade parcial de atividades: UOL é provedor de acesso e conteúdo e distribui também o conteúdo publicitário não solicitado. "Parece que terá de haver bastante trabalho para que esses conceitos venham a ser mais definidos", declara.

Na opinião pessoal do secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania, Armando Luiz Rovai, "não há menor dúvida" que o tratamento isonômico contribui para a maior capilaridade da informação. "Do ponto de vista da Senacon, com base no Código de Defesa do Consumidor, o critério é o equilíbrio – se demonstrar mais importante, criando vias mais rápidas e condições que ela se estabeleça, sem interferir na neutralidade, eu acho que deve ser adotado", afirma. Ele ressalta que o decreto que regulamentou o MCI e que dá à secretaria o papel de entidade fiscalizadora é muito recente. "Ainda parte de pressupostos que o judiciário se manifeste, que tenhamos doutrina totalmente abalizada, e isso só o tempo nos dará condições de se manifestar."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.