Chinês Alibaba confirma IPO nos EUA

0

O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba confirmou neste domingo, 16, que planeja iniciar o processo para a abertura de capital nos Estados Unidos. Em uma publicação em seu blog corporativo, a empresa informou que vai listar suas ações no mercado americano com objetivo se tornar "uma empresa mais global", embora não tenha definido uma data para a realização de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em ingês).

O post destaca que a empresa está no seu caminho para realização do IPO, que poderá bater um novo recorde entre as empresas de tecnologia que já abriram capital. Analistas calculam que o IPO do Alibaba poderá levantar mais de US$ 16 bilhões, cifra contabilizada pelo Facebook quando realizou seu IPO há quase dois anos. Eles especulam que a empresa poderá atingir uma valorização bem acima dos US$ 130 bilhões. Segundo esses analistas, a abertura de capital nos EUA tornará Jack Ma, antigo professor de inglês que fundou a empresa em 1999 e que hoje é a oitava pessoa mais rica da China, numa das maiores fortunas do mundo.

O IPO deve atrair praticamente todos os investidores de Wall Street, bem como os bancos, que têm cortejado altos funcionários do Alibaba como o próprio Jack Ma e Joseph Tsai, ex-advogado americano, que agora atua como vice-presidente executivo da empresa.

De acordo com uma pessoa próxima ao assunto, a empresa pretende trabalhar com pelo menos cinco grandes bancos para realizar o IPO — Credit Suisse, Deutsche Bank, Goldman Sachs, JP Morgan Chase e Morgan Stanley. O Citigroup também deve desempenhar um papel importante nesse processo.

O Alibaba também diz que em algum momento, pode abrir o capital na China. "Queremos agradecer a todos aqueles em Hong Kong que têm apoiado o Alibaba Group", disse a empresa em seu post. "Nós respeitamos os pontos de vista e políticas de Hong Kong e vamos continuar a prestar muita atenção e apoiar o processo de inovação e desenvolvimento de Hong Kong."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.