Novo prospecto de IPO do Alibaba mostra alta de transações móveis, mas indica desafios para empresa

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Alguns dos novos dados do prospecto atualizado do Alibaba para sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Nova York revelam que o gigante chinês do comércio eletrônico está se adaptando rapidamente à tendência dos consumidores chineses de usar smartphones para fazer compras online.

No último trimestre, encerrado em março, 27,4% das transações nos sites do Alibaba foram provenientes de dispositivos móveis, ante 10,7% registrados em igual período do ano passado. Em março, os sites do Alibaba tinham 163 milhões de usuários ativos mensais de dispositivos móveis, contra 136 milhões em dezembro, segundo a empresa.

As transações feitas em seus sites não se traduzem diretamente em receita para o Alibaba, porque esses sites são usados por muitas pessoas para vender seus próprios produtos. A receita é proveniente da cobrança de comissões pelas vendas realizadas por esses comerciantes e da publicidade online.

De acordo com o Alibaba, a receita gerada por meio de dispositivos móveis — em vez de computadores pessoais — em seus sites chineses saltou quase oito vezes no primeiro trimestre deste ano, de US$ 24 milhões, um ano antes, para cerca de US$ 186 milhões. A receita com transações móveis responderam por 12,4% da receita total no trimestre, ante apenas 2,2% no ano anterior.

Esses números indicam que os serviços móveis do Alibaba na China, onde se estima existir 500 milhões de usuários de smartphones, estão crescendo rapidamente.

Embora a tendência de compras online por meio de dispositivos móveis seja irreversível, isso torna mais difícil para o Alibaba manter suas altas margens de lucro, já que a geração de receita com publicidade e outros serviços voltados para dispositivos móveis tem se mostrado, até agora, muito mais difícil em relação ao modelo de negócio tradicional para computadores, segundo analistas de mercado.

No prospecto atualizado, o Alibaba também admitiu que o aumento dos custos para promover o comércio electrônico móvel foi um fator que contribuiu para a queda de sua margem operacional para 45,3% no trimestre, contra 51,3% um ano antes. Em março, por exemplo, o Alibaba realizou uma campanha especial de descontos para atrair mais pessoas a usar seu aplicativo de compras móveis.

Apesar disso, Alibaba diz no documento que espera uma geração de receita quase tão eficiente em dispositivos móvei quanto ocorre atualmente nas transações por meio de computadores pessoais. "Com o tempo, esperamos que o aumento no uso de dispositivos móveis terá um impacto positivo em nossos negócios", disse a empresa.

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