Além de impostos, publicidade indesejada na banda larga onera consumidor, diz Febratel

0

A elevada carga tributária, sobretudo aqueles impostos cobrados diretamente sobre o consumo, como o ICMS, há muito tempo é apontada pelas empresas de telecomunicações como um fator de erosão efetiva da capacidade do consumidor de usar mais os serviços de telecom. Mas agora as teles chamam a atenção para um outro ofensor: o consumo indesejado de dados na forma de publicidade móvel por parte dos aplicativos.

Durante apresentação de um estudo da Febratel comparando os preços dos serviços, o presidente-executivo da federação das empresas de telecomunicações, Eduardo Levy, chamou a atenção para a crga tributária. E para exemplificar o quanto o consumidor perde em efetiva capacidade de usufruir do que paga, trouxe um dado adicional: 40% do que sobra em crédito depois de descontados os impostos ainda é gasto pelo uso de dados decorrente da publicidade na banda larga. Para uma compra de R$ 10, isso equivaleria a R$ 2,37 "desperdiçados" por publicidade indesejada. A Febratel não pesquisou esse dado diretamente. Baseia-se em uma estimativa feita pelo New York Times, mas a comparação com os impostos como algo danoso ao consumidor mostra a mensagem que as teles querem passar: além daquilo que fica com o governo (43% em média é a carga tributária), outra parte do que é pago acaba consumido das franquias por parte dos provedores OTT na forma de publicidade. Ao final, diz a Febratel, um usuário em Rondônia (onde a carga tributária é a mais alta do país) usa efetivamente apenas 35,6% do que paga pelos serviços.

Para Eduardo Levy, esse fato é relevante para ser observado e refletido, mas as empresas ainda não sabem como resolver o problema. Segundo ele, a simples instalação de ad-blockers (bloqueadores de publicidade) não resolve todos os casos, sobretudo para dispositivos Android. "É um problema que tem que ser visto sob a ótica do consumidor".

O dado sobre publicidade móvel trazido pelas empresas é uma novidade no contexto do debate da carga tributária, mas os números referentes a impostos são conhecidos. Segundo a Febratel, 58% da riqueza gerada pelo setor vai para o Estado, ficando 22% para pagamento de juros e alugueis, 9% para os salários dos trabalhadores, 6% para os acionistas e 4% para investimentos. Ainda assim, e mesmo com o aumento das alíquotas de ICMS em 12 Estados em 2016 (17 se olhado o mercado de TV paga apenas) o uso dos serviços vem crescendo em todas as faixas etárias e, segundo a Febratel, os custos ainda são acessíveis. A preocupação das teles é com a possibilidade de um novo ciclo de aumento de ICMS considerando-se que alguns estados estão em complicada situação financeira. "Certamente um novo aumento vai começar a afetar diretamente o consumo", diz Levy. Para ele, quem se beneficia desse movimento são as empresas de Internet, que têm outra realidade tributária e regulatória e acabam atraindo os consumidores que não têm condições de pagar pelos serviços tradicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.