Grupo forma aliança para exigir transparência dos EUA sobre programa de vigilância

0

Um grupo de 63 empresas de tecnologia, investidores, instituições sem fins lucrativos, organizações comerciais e não governamentais formaram uma aliança para exigir mais transparência em relação aos programas de vigilância dos Estados Unidos. O movimento é uma reação ao escândalo de espionagem denunciado pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, no início de junho, que revelou que a Agência de Segurança Nacional (NSA) e o FBI (polícia federal americana) registram milhões de dados de comunicações de pessoas no mundo todo.

De acordo com o blog de tecnologia All Things Digital, o grupo enviará carta nesta quinta-feira, 18, ao presidente Barack Obama e a líderes do Congresso pedindo que permitam que provedores de internet, telefonia e serviço baseado na web divulguem, em detalhes, os pedidos de acesso a informações de usuários relacionados à segurança nacional.

Ainda segundo o blog, que diz ter obtido uma cópia da carta, o grupo pede especificamente autorização para revelar o número de pedidos do governo por informações sobre seus usuários, o número de indivíduos, contas ou dispositivos dos quais foram solicitadas informações e a quantidade de solicitações que visavam obter o conteúdo de comunicações, informações básicas de assinantes e outros dados. A aliança também pede ao governo que comece a emitir um relatório de transparência próprio para fornecer a mesma informação.

Entre as empresas e instituições que aderiram a aliança estão AOL, Apple, Dropbox, Facebook, Google, LinkedIn, Microsoft, Mozilla, Salesforce.com, Tumblr, Twitter, Yahoo, Human Rights Watch, a União de Liberdade Civil Americana, o Centro de Democracia e Tecnologia, o Comitê de Repórteres pela Liberdade de Imprensa, Associação da Indústria de Computação e Comunicações, Repórteres Sem Fronteiras, a Fundação Wikimedia, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.