TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Uso do PC para acesso à web ainda é alto, mas pessoas que utilizam celular já são 70 mi

Postado em: 18/09/2015, às 14:43 por Redação

O número de brasileiros com acesso a um computador com internet na residência chegou a 96,1 milhões em julho, mas o total de pessoas que usam o smartphone para ter acesso à rede mundial no país continuou em crescimento, totalizando 72,4 milhões no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 4%, ou cerca de 4 milhões de pessoas a mais em relação aos 68,4 milhões do primeiro trimestre. Os dados são da pesquisa NetView, da Nielsen Ibope, divulgada nesta sexta-feira, 18.

O relatório do estudo observa, porém, que, apesar de o número de pessoas que usam o smartphone para acessar a web ter aumentado no Brasil, houve uma diminuição no ritmo de crescimento na comparação com o quarto trimestre de 2014, quando o número de pessoas com smartphones online era de 58,6 milhões, sobretudo entre os jovens.

Tabela_AcessoSmartphone

O maior crescimento nos últimos meses do uso de internet pelo smartphone ocorreu entre adultos e idosos. O grupo a partir de 35 anos de idade, que representava 35% dos usuários de smartphones conectados no quarto trimestre do ano passado, chegou a 38% no segundo trimestre deste ano. Houve aumento também do uso entre as mulheres. Elas eram 50% dos usuários de smartphones no quarto trimestre de 2014, passaram para 51% no primeiro trimestre deste ano e chegaram a 52% no segundo trimestre.

Tabela_AcessoComputer

Os apps mais usados

A partir do total de usuários de smartphones apurado no segundo trimestre, a Nielsen Ibope realizou no mês de julho uma pesquisa para identificar quais os aplicativos campeões de uso entre os brasileiros. As redes sociais e os aplicativos para comunicação continuaram predominando entre os apps mais populares. Entre os 20 aplicativos mais usados pelos 72,4 milhões de brasileiros conectados por smartphones, seis são de redes sociais ou de troca de mensagens, quatro são de bancos, três são de e-mail e dois são de mapas e localização.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados quais as situações em que o smartphone é mais utilizado. Navegar na internet dentro do banheiro apareceu entre os momentos mais comuns. Um quinto dos usuários disse que faz isso. E praticamente a metade dos usuários disse que consulta o smartphone antes de dormir. Esse hábito é muito mais comum entre os adolescentes. Enquanto na média de todos os usuários de smartphones conectados 48% olham o smartphone antes de deitar, entre os adolescentes esse hábito atinge 62%. Já o uso do smartphone no banheiro é maior na classe A.

Grafico_Usos

 

METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa da Nilsen Ibope é realizada em duas etapas. Primeiro identifica uma vez por trimestre, por meio de um levantamento aleatório, a quantidade e a distribuição dos possuidores de smartphones em todo o Brasil. Em seguida, aplica um questionário mensal em um painel de usuários para mapear os hábitos de uso da internet pelo aparelho. A pesquisa que identificou os aplicativos e os momentos de uso do smartphone foi realizada pela internet com 898 usuários de smartphones de todo o país entre 28 de julho e 5 de agosto de 2015.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial